Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO


XVII CONGRESSO AMCE REIMS-FRANÇA DE 03 a 08 de Junho 2012


Como doutoranda e pesquisadora do GEPI, Grupo Moradia em Gerontologia da PUCSP, participei de mais um Congresso Mundial de Educação é um Congresso itinerante cada dois anos em um país. O ultimo foi em Monterrey,  México em 2010, o próximo será no Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 2014.
O trabalho de pesquisa que levamos para o México nos rendeu um livro que chamamos de Uma Vivencia Interdisciplinar na Educação dos Sentidos, pelas pesquisadoras Maria Helena Esteves da Conceição, Dirce Encarnacion Tavares e Ana Maria Ruiz Tomazoni.


Este ano apresentamos o tema “Historia Oral: um olhar interdisciplinar e intergeracional para a revisão do passado e compreensão do futuro” a pesquisa acontece nas varias fases da vida, do nascimento à velhice mostrando uma vivência nas praticas com o alimento fresco natural e se possível orgânico. Mostramos qual o sentido da educação com o recorte do alimento que nutri e dá vida, num momento de transformação” Como pesquisadoras temos Profa. Dra. Dirce Encanion Tavares, Profa. Doutoranda Graziella B. Zoboli, Profa. doutoranda Ana Maria Ruiz Tomazoni,Profa. Mestra Maria Esteves da Conceição.
Nossa apresentação foi bastante questionada e vista como um grande projeto, a nível mundial, pois a alimentação é um fator de grande preocupação de todas as políticas públicas.
Gostaria de citar que na abertura do Congresso,  feita pelo presidente Sr. Yves Lenoir, deu ênfase  a importância  do dialogo da Educação e dos povos para Promover a Paz. Colocou "Temos que proibir o processo de discriminação pela natureza da observação que divide os povos para os valores e regras cientificas e dos valores humanos"
Citou Galiano que  escreveu que, a América Latina sempre esteve explorada pelos europeus com relação a terra, os recursos naturais e humanos. Falou do reconhecimento de nossa igualdade a nível afetivo e  concluiu falando do conflito social de Quebec no Canadá, o governo quer aumentar os custos escolares para o mesmo nível dos outros paises, hoje há um movimento grande de protesto entre o governo e a população, a crise do neoliberalismo e também a preocupação com o meio ambiente e a violência.( Lenoir andava com um pedaço de feltro vermelho, preso com um alfinete, como símbolo de revolta negativa ao governo de Quebec.
Um Congresso para refletirmos a EDUCACAO MUNDIAL, para transformar os mais variados campos de ação, mas a preocupação de compartilhar os conhecimentos, as vivências de cada trabalho, como um patrimônio, para dias melhores do ser humano.

O pesquisador, Bernard Charlot formado na Paris 8, hoje vive no Brasil em Sergipe fez um pronunciamento muito importante sobre Educação e Mundialização, em uma de suas falas nos coloca que o homem nasce inacabado e imperfeito, mas nasce num mundo humano que já existe. O que define a humanidade e as características de cada homem é o seu patrimônio que acumulou com sua humanização num processo de socialização de uma cultura singular e que faz com que caracteriza cada  ser como único,  capaz de um universalismo da perspectiva de respeito e amor.
Uma das reflexões que temos é que tudo pode ser investigado na educação, o campo é infinito.
Somos seres únicos envolvidos por uma cultura e como seres singulares por cada ponto de vista.
O encontro com educadores do mundo todo nos fortifica e voltamos recarregados de energia para um trabalho interdisciplinar desafiador, mas encantador!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...