Pular para o conteúdo principal

DIA NACIONAL DA MANDIOCA COMEMORADO COM CRIANÇAS


Basta um talo enterrado para ela se multiplicar. Resistente a pragas, dispensa agrotóxico. Alimenta gente e criação. Dela se extrai de álcool a plástico. Uma planta rainha, classificou-a a Câmara Cascudo. Pão dos pobres, diz o povo.”

(SEVERIANO, M. In Brasil – Almanaque de cultura popular, n° 97, 2007.)
Anualmente comemoramos aqui no nosso espaço de culinária e gastronomia, assim como em outros locais, o Dia Nacional da Mandioca.

O dia nacional da mandioca, coincide com a mesma data do descobrimento do Brasil. O dia que os portugueses descobriram a mandioca, logo a batizaram como o ‘pão dos trópicos’, como disse o padre José de Anchieta, em 1560”, explica o pesquisador da Embrapa, especialista em mandioca Dr. Joselito da Silva Motta,

O pesquisador ainda nos diz “Ela foi a base alimentar em todo o período de desbravamento, sem ela não seria viável a colonização do nosso país.

A Embrapa criou o Dia da Mandioca em 2007 e o dia coincide com o Descobrimento do Brasil propositalmente devido a sua relevância para o país, desde a sua colonização. O 22 de abril Dia Nacional da Mandioca, transmita na Câmara Federal um projeto de lei de autoria do Deputado Federal Fernando Melo, do Acre.

De Norte a Sul do Brasil a mandioca é cultivada e consumida. Encontramos receitas doces, salgadas e bebidas. A utilização na ração humana também é bem conhecida, mas ouvimos falar pouco das outras utilizações como: fécula e amidos modificados para matérias-primas de papéis fotográficos, colas, cervejas, tintas, vestuário e embalagens biodegradáveis, em substituição a derivados de petróleo, etc… Você sabia destas aplicações? Na culinária, principalmente norte e nordeste do Brasil, vemos a presença da mandioca em pratos regionais, pratos do dia a dia e até na alta gastronomia.
Valorizar e conhecer quem e como planta, é um dos itens da nossa comemoração.
Neste ano de 2012, o Dia da Mandioca foi marcado por brigadeiros de mandioca. As crianças e professoras aprovaram. No final, da aula, além da degustaçao levam a receita para fazer em casa
Alguns anos atrás fiz uma matéria para o blog alquimia na cozinha, com entrevista e postagem no you tube, com a jornalista Patty, vídeo com a Ana Maria Tomazoni no Nordeste Culinária e ela falou um pouquinho sobre o Dia da Mandioca, depois me passou uma receitinha dela. Vamos Ver:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AQa1X0ToZWI

Fonte:
CASCUDO, Luís da Câmara - História da Alimentação no Brasil – Ed. Nacional ( 2 vol) fev. 1963), 1967, (col. Brasiliana 322 e 323) – 2ª ed. Itatitaia, 1983.
http://www.embrapa.com.br/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro