Pular para o conteúdo principal

PAO DELICIA DO NORDESTE


Estive participando de mais um Encontro Nordeste Culinária, que este ano aconteceu na cidade de Natal, de 15 a 18 de abril.
Depois de muita aprendizagem, trocas e cheiros foi difícil separar uma receita para o nosso blog, pois as receitas de lá  tem muitos produtos da terra, como ex. manteiga de garrafa.
Selecionei o pãozinho delicia para publicar, pois nas tardes mais frias que estão nada melhor que ficar em casa e fazer pão, é tudo de bom..

PAO DELICIA (Caseiro)

Ingredientes: Massa
1 kg de farinha de trigo sem fermento
10 g de fermento biológico seco ou fermento fresco (50g)
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite (morno) 
3 ovos inteiros
1 colher (sopa) de sal
1/2 xícara de óleo                                                         
  
1 colher (sopa) de manteiga                                            

Creme para Rechear

- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 gema
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de queijo ralado parmesão
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite

Para Cobertura dos Pãezinhos
- 100 g de manteiga derretida
- 150 g de queijo parmesão ralado grosso

Modo de Preparo
1 - Em uma recipiente grande, coloque o leite morno, o sal, o açúcar, o óleo, a margarina e os ovos, misture muito bem.
2 – Em seguida. Coloque a farinha de trigo, abrindo um buraco na farinha e colocando o fermento nele. Misture a massa com as mãos até conseguir uma massa”grudenta”
DICA: Esta receita pode ser preparada com em batedeira planetária. Batendo-se 10min com batedor tipo raquete (massa média) e 5 min com batedor de massas pesadas
3 - SOVE a massa por 15 minutos (não faça menos), assim você faz exercícios de musculação, para ficar em forma e poder comer os pãezinhos. A massa ficará cada vez mais elástica e pesada, pois o glúten do trigo irá formar uma liga. Esta liga é que dará sustentação ao pão depois de assado, e garantirá maciez, delicadeza e durabilidade. Portanto, não economize. Sovar significa empurrar a massa com as mãos, puxando-a de volta por cima e empurrando novamente. Faça este trabalho com vigor. 



4 - Após sovar a massa, faça uma grande bola e coloque para descansar até dobrar de volume ou por 1 hora. Em dias quentes este tempo poderá ser menor. Em dias frios, poderá ser maior. O fermento age bem em ambientes úmidos e levemente aquecido. Cubra o recipiente com pano úmido. Em momentos de pressa até pode bolear os paezinhos agora, mas não ficarão tão macios como a receita original.
5 - Finalizada a etapa anterior, deve-se pegar quatro assadeiras  untar (passar manteiga) e polvilhar (jogar farinha de trigo sobre a manteiga) assim que eles fazem no nordeste.
6 - Pegue a massa, faça as bolinhas, coloque na assadeira untada e polvilhada. O tamanho das bolinhas dependerá do gosto de cada um. Pequenas, pois,dobrarão de tamanho.Deixe crescer, por + ou – 2 horas
7 – Aqueça por 10 minutos em fogo. Forno 200O.C
8-Pincele, levemente manteiga e polvilhe queijo ralado grosso.
9- Leve ao forno aquecido e deixe até ficar levemente dourado (+ ou – 20 minutos) Não deixe muito escuro, pois, perdem a leveza.
Rendimento 30 a 40 unidades





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Já pensou em aromatizar o seu sal?

Inscrevam-se em nossa página no Youtube e recebam dicas exclusivas da Chef Ana Maria Tomazoni.

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia