Pular para o conteúdo principal

2º CONCURSO ESCOFFIER DE GASTRONOMIA


2º CONCURSO ESCOFFIER DE GASTRONOMIA

Gostaria de compartilhar com vocês algumas fotos do 2º Concurso Escoffier de Gastronomia, que aconteceu juntamente com o 5º Congresso Latino-Americano de Gastronomia e Nutrição, no dia 13 de abril das 13h às 19h, que acompanhei na organização e como jurada. O concurso leva o nome de um grande profissional da Gastronomia, Escoffier.

Georges-Auguste Escoffier – nasceu em 1846 e morreu em 1935. Era um chef francês, um restaurateur e escritor de vários livros de culinária. Deixou expressiva contribuição com o livro “Le Guia Culinaire” em 1902, com 5000 receitas, além de ser conhecido pelo método de organizar as cozinhas onde trabalhou pelo sistema de brigadas e criar o Serviço à Francesa e do Serviço à La Carte.

Para a apresentação do Concurso com muita alegria, música e dinamicidade o renomado Chef Jorge Monte, cantou e vibrou cada momento; na verdade nem sentimos o tempo passar.

Como jurados tivemos a Presidente do Conselho Regional CRN-3 Dra. Beatriz Tenuta Martins, o Chef espanhol Jose Luis Candenas, a Jornalista da Revista Nutri News Juliana de Andrade, o Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo Sr. Ernane Silveira Rosas, e eu Profª e Chef Ana Maria Ruiz Tomazoni, da Escola Sabor & Saber Gastronomia.

Foram seis os finalistas e o prato a ser avaliado era uma Entrada Fria.

As ganhadoras foram: 1º lugar Márcia e Rafaela Hetzer da Univille de Joinville- SC

O primeiro lugar foi o prato Jardim de Outono, que ganhou um curso intensivo de cozinheiro, confeitaria ou padaria, na Escola Mausi Sebess - Argentina.  Os demais finalistas receberam vários prêmios das empresas patrocinadoras do evento.

Parabenizo a SBGAN pelo concurso que incentiva 
os alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição a criarem novas receitas, além de viverem experiências que fará toda a diferença em sua formação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande