Pular para o conteúdo principal

2º CONCURSO ESCOFFIER DE GASTRONOMIA


2º CONCURSO ESCOFFIER DE GASTRONOMIA

Gostaria de compartilhar com vocês algumas fotos do 2º Concurso Escoffier de Gastronomia, que aconteceu juntamente com o 5º Congresso Latino-Americano de Gastronomia e Nutrição, no dia 13 de abril das 13h às 19h, que acompanhei na organização e como jurada. O concurso leva o nome de um grande profissional da Gastronomia, Escoffier.

Georges-Auguste Escoffier – nasceu em 1846 e morreu em 1935. Era um chef francês, um restaurateur e escritor de vários livros de culinária. Deixou expressiva contribuição com o livro “Le Guia Culinaire” em 1902, com 5000 receitas, além de ser conhecido pelo método de organizar as cozinhas onde trabalhou pelo sistema de brigadas e criar o Serviço à Francesa e do Serviço à La Carte.

Para a apresentação do Concurso com muita alegria, música e dinamicidade o renomado Chef Jorge Monte, cantou e vibrou cada momento; na verdade nem sentimos o tempo passar.

Como jurados tivemos a Presidente do Conselho Regional CRN-3 Dra. Beatriz Tenuta Martins, o Chef espanhol Jose Luis Candenas, a Jornalista da Revista Nutri News Juliana de Andrade, o Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo Sr. Ernane Silveira Rosas, e eu Profª e Chef Ana Maria Ruiz Tomazoni, da Escola Sabor & Saber Gastronomia.

Foram seis os finalistas e o prato a ser avaliado era uma Entrada Fria.

As ganhadoras foram: 1º lugar Márcia e Rafaela Hetzer da Univille de Joinville- SC

O primeiro lugar foi o prato Jardim de Outono, que ganhou um curso intensivo de cozinheiro, confeitaria ou padaria, na Escola Mausi Sebess - Argentina.  Os demais finalistas receberam vários prêmios das empresas patrocinadoras do evento.

Parabenizo a SBGAN pelo concurso que incentiva 
os alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição a criarem novas receitas, além de viverem experiências que fará toda a diferença em sua formação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.