Pular para o conteúdo principal

Caponata de Banana Verde

Em 15.12.11 preparamos no Programa Culinária + com a apresentadora Talita Cardoso, receita de Caponata de Banana Verde.
A partir dela montamos lanchinhos com pão de cenoura e escondidinho gratinado com mandioca e requeijão recheado com caponata. A aprovação das receitas degustadas foram unânimes.... Deliciosas!
Importante saber que a receita é rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Prepare conforme o passo a passo.


Caponata de banana verde
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite -2 dentes de alho -2 cebolas grande picadinha em cubos pequenos – 2 cenouras raladas – ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas -3 xícaras de cascas de banana verde cozida e picada* ( ver o procedimento da biomassa) – ½ copo de vinho branco – ½ xícara de uva passa escura sem semente – sal – azeite de oliva extra virgem a gosto – ½ xícara de chá de salsinha picada –manjericão fresco (temperos a gosto)– ½ xícara de castanha do Brasil picada. Opcional: Pimentões picados.

Modo de preparo: Em uma panela, colocar as cebolas com o azeite, aquecer até que estejam douradas, acrescentar o alho e deixe fritar, coloque a cenoura ralada, e mexa. Acrescentar a uva passa, a azeitonas picadas,o vinho e o sal. Juntar as cascas. Deixar cozinhar para que as cascas peguem bem o tempero, mexa com freqüência. Desligar o fogo e cobrir tudo com azeite. Corrigir o sal e finalizar com a salsinha e manjericão e as castanhas, pode ser servida fria com pão. Conservar embebido ao azeite. Mantenha na geladeira bem tampada.




Escondidinho de mandioca com caponata de banana verde
Creme de mandioca: 500g de mandioca cozida e amassada –sal e noz moscada a gosto – ½ xícara (chá) de leite quente.
Leve ao fogo até formar o purê.
Montagem de mini degustação: Em um refratário que vai ao forno coloque em camadas o requeijão, a caponata de banana verde, o purê de mandioca e a mussarela ralada grossa.
Leve ao forno 180° por 10 minutos para gratinar. Sirva quente.

Comentários

  1. Ana, gostaria de tirar uma dúvida, no caso da caponata utiliza-se a biomassa ou a casca da banana verde cozida na pressão?

    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro