Pular para o conteúdo principal

DIA 11.11.11 – DIA MUNDIAL DO COZINHEIRO SLOW


A arte de cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas que o homem criou assim que adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo.

A profissão de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 a.C., por exemplo, confirmam que essa é uma profissão antiqüíssima e, também, mostram que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder

Justamente por isso, os cozinheiros, através de sua arte, contribuíam para o aumento do prestígio


e do poder daqueles a quem serviam, acabavam por conquistar, eles próprios, prestígio e regalias que os distinguiam dos outros profissionais.

Hoje com uma linguagem e cursos de formação diferenciados o cozinheiro ganhou mais uma nomenclatura a de Chef de cozinha, visto como algo glamoroso graças ao trabalho de grandes profissionais que se diferenciam e ganham prestigio e fortunas, como acontece em muitas profissões como, exemplo brasileiro, o futebol.

No Brasil, em São Paulo, em 09 de janeiro de 2002, foi aprovado pela Assembléia Legislativa o projeto de lei nº 37/2001, do deputado Geraldo Vinholi, que estabelece o dia 13 de maio como o Dia do Cozinheiro, uma profissão que nos últimos anos vem crescendo a olhos vistos.

Até meados dos anos 90, aqui no Brasil, a profissão de cozinheiro era um reduto quase que

exclusivo de mulheres. Hoje predominam os homens. O sexo feminino se tornou minoria e luta para conquistar um reconhecimento igual aos dos h

omens. Para se estar à frente de uma cozinha, não é mais necessário apenas ter o dom de cozinhar, é preciso também ter uma formação básica, dominar a combinação de sabores e muita prática.

Por que estou lembrando e me detendo aos cozinheiros nesta data tão especial 11. 11.11?. Por ter recebido um e-mail de uma pessoa especial, Otilia da Argentina, no qual passo na integra.


COCINEROS SLOW LATINOAMERICANOS

Quería contarles que hoy 11 de Noviembre es el día mundial del cocinero slow. Este día fue fundado en un encuentro de trabajo en Terra Madre 2006 llamado “cocineros en sistemas de alimentos”, Claudio Bincoletto, un delegado de Inglaterra y Sofia Gulliksson cocinera nórdica radicada en Suiza, propusieron fundar el 11 de Noviembre de cada año el DIA DEL COCINERO SLOW con la votación de más de 400 cocineros delegados presentes. Nos comprometimos a

festejar al menos con 5 personas, comunicar a la prensa y recordar nuestra función primera como cocineros SLOW. Colaborar al menos con un productor local a promover y colaborar a la sustentabilidad de su producción con consejos culinarios.

Nosotros, la Red de Cocineros de Buenos Aires celebramos el día del Cocinero Slow junto con el Convivium Punto Slow Baires en la Vinoteca DENGIS socios de SF. Donde en una sucesión de imágenes propondremos a 30 personas como se puede llegar a una alimentación slow en una gran ciudad, como Buenos Aires

FELICIDADES A TODOS LOS COCINEROS EN SU DIA

Otilia Kusmin

Coordinadora de la Red de Cocineros de Buenos Aires

Administradora del Grupo Google de trabajo: Recetario Latinoamericano

Lembrando ainda que, o Slow Food, é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.

Para o Slow Food o prazer de saborear boa comida e bebida de qualidade deve ser combinado com o esforço para salvar os inúmeros grãos, vegetais, frutas, raças de animais e produtos alimentícios que correm perigo de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas e ao agronegócio industrial. Através da Arca do Gosto, das Fortalezas (patrocinado pela Fundação Slow Food para Biodiversidade) e do Terra Madre, Slow Food busca proteger o nosso inestimado patrimônio gastronômico. Mais informações www.slowfood.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.