Mais um ano participei como Chef convidada para julgar o Melhor Pastel de São Paulo. Além de provar, julgar dez pasteis de carne foi uma manhã divertida em que encontramos amigos da gastronomia, contamos as novidades e nos divertimos muito.
Ao todo, 731 barracas de pasteis paulistanas participaram do concurso. Dez delas chegaram à final e no dia 23 de agosto, uma manhã fria e chuvosa, o júri formado por Chefs, culinaristas, jornalistas de diversos ramos da gastronomia, revistas, jornais, blogs, etc. em fim, muita mídia escrita e falada; todos provaram e julgaram o melhor pastel.
O júri analisou tecnicamente os pastéis competidores observando-se: a textura, o sabor, ponto de gordura e a higiene. Eu particularmente levei uma balança para facilitar e ter um julgamento mais fidedigno do vencedor. “Para ter idéia, teve pastel com 101 gramas contra outro de 159 gramas, realmente a diferença era muito grande!
O pastel vencedor: Crocante, sequinho, recheio generoso de carne e um ingrediente inusitado, que proporcionava aroma especial: raspas de limão siciliano. A receita da pasteleira Maria
Parabéns a Maria que soube aproveitar a oportunidade de ganhar o concurso em 2009, e planejar um marketing eficiente acompanhado de qualidade de produtos diferenciados no seu segmento, triplicando seu faturamento e projetando para abertura de franquias. Realmente um modelo a ser estudado e seguido neste mercado gastronômico tão competitivo.
Primeiro lugar: Pastel da Maria – às terças-feiras na Rua Capitão Manoel Novaes, no Jardim São Bento; às quartas-feiras na Rua Cayowaá, 2.000, em Perdizes; às sextas-feiras na Rua Mendonça Drumond, no Jardim Maringá; aos sábados na Alameda Subtenente Francisco Hierro, 351, no Parque Novo Mundo e aos domingos na Avenida Mario Lopes Leão, 700, em Santo Amaro.
Segundo lugar: Yamashiro (Pai) – às terças-feiras a barraca fica na Avenida Jose Maria Witaker; 1121, no Planalto Paulista; às quartas-feiras na Avenida Bentevi, 104, em Moema; às quintas-feiras na Rua Campante, 81, na Vila Carioca; aos sábados na Avenida Diederichsen, 45, na Vila Guarani e aos domingos na Rua Carneiro da Cunha, no Bosque da Saúde.
Terceiro lugar: Pastéis Gabi – às terças-feiras Avenida Pau D’arco Roxo, 220, na Cidade Pedro José Nunes; às quintas-feiras na Avenida Borboleta Amarela, no Jardim São Martinho; às sextas-feiras na Avenida Flamingo, 37, na Vila Curuçá Nova; aos sábados na Rua Anastácio Trancoso, no Jardim Nélia e aos domingos na Rua Benedito de Souza Borges, no Jardim Robru.
Dona Maria faz questão de revelar os ingredientes do recheio, que no ano passado tinha gengibre no lugar de limão.
Quanto à massa, ela conta que adiciona uma pitada de Ajinomoto à receita tradicional.
Quem quiser, pode comprá-la na barraca (confira endereço das feiras abaixo) ou na pastelaria, em Pinheiros.
Ingredientes:1 kg de patinho moído - 1 cebola - 2 tomates - 3 dentes de alho - Salsinha a gosto - Sal -azeite -Azeitona - Raspas de limão siciliano
Modo de preparo:Coloque duas colheres de óleo na panela. Espere esquentar bem em seguida coloque o alho e a carne moída. Misture tudo até cozinhar bem.
Comentários
Postar um comentário