Pular para o conteúdo principal

Pizza de Cambuci em comemoração ao Dia da Pizza




Comemoramos, mais um ano, na Pizzaria Prestíssimo sediada há mais de 25 anos na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, esquina com a sua Saint Hilaire.

Com muita emoção e curiosidade pelos novos sabores criados, degustamos algumas iguarias na massa (base) da pizzaria e o recheio ficou por conta dos participantes.

O Grande Chef Jorge Monte criou: pizza de carpaccio de camarões defumados.





O Presidente da Abracohr Sr Antônio Xavier criou a pizza de menta.







A filha do Sr Antônio da Abracohr, srtª Isabela de 12 anos, preparou uma pizza a base de ganache meio amargo coberta de frutas e suspiros.

O Sr Hermes Tomazoni, da Sabor & Saber Gastronomia criou a pizza ao molho de cambuci.

Saboreamos outras pizzas de queijos franceses, de javali, entre outras disponíveis no cardápio da casa. Muitas famílias comemoraram o dia da Pizza como conferimos na casa lotada do

Prestíssimo. Foi uma noite especial que curtimos com sabores e saberes. Confira a receita passo a passo da pizza de cambuci.



Pizza de Cambuci

Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo – 2 dentes de alho picados – 1 cebola picada – ½ pimentão verde – ½ pimentão vermelho – 3 tomates sem sementes – 5 cambucis – 1 vidro de 200ml de leite de coco- 1 pimenta dedo de moça –sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto -1 xícara de chá de mandioca cozida 1 vidro (500g) grande de palmito – 1 vidro de leite de coco (200ml) –Opcional salsa ou coentro picadinho.

Modo de Preparo: Em uma panela colocar 1 colher de sopa de óleo, 1 dente de alho e a cebola deixe refogar, juntar os pimentões picados mexa bem por 2 minutos, depois junte e o cambuci picado, sal e pimenta refogar bem até murchar os pimentões e os cambucis (+ ou – 10 a 15 minutos. Bater esses ingredientes no liquidificador com a mandioca cozida. Reserve. Em uma panela coloque 1 colher de óleo e um alho, deixe dourar, junte o refogado batido e deixe levantar fervura. Coloque o leite de coco, o palmito, deixe ferver prove o sal a noz moscada, a pimenta dedo de moça em pedacinhos bem pequenos e salpicada de salsa ou coentro.

Decoração: 1 caixa de tomates cereja, 1 pote (200g ) de cream cheese – 2 cambucis grande(sem a casca) – 1 pitada de sal de aipo, se não tiver,coloque só sal.

Lave os tomates cereja, corte a parte de cima do tomate e com auxilio de uma colher pequena retire o miolo. Vá colocando cada tomatinho virado de ponta cabeça em papel toalha, deixe escorrer um pouco antes de rechear.

Em um recipiente coloque o cream cheese, o cambuci sem a casca e o sal, amasse bem até ficar cremoso. Coloque em manga (saco de confeitar) e recheie os tomates cereja. Depois de recheados em cima de cada um, coloque uma folha de manjericão.

Montagem:

1- Disco de pizza

2- Creme de cambuci

3- Palmito cortados em rodelas

4- 200g de mussarela ralada grossa

5- Tomates cereja recheado porem sem a folha de manjericão

6- Ao sair do forno coloque a folhinha em cada tomatinho. Sirva imediatamente.

Para enriquecer a apresentação da pizza de cambuci, foi feito uma pesquisa com características básicas do fruto cambuci veja você também:

O C A M B U C I

O cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros tradicionais. O nome cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome.

Características

Árvore de 3 a 5 m de altura, com copa piramidal, tronco descamante com 20 a 30 cm de diâmetro. O fruto é uma baga lisa, achatada, de cor verde mesmo quando maduro, de polpa carnosa doce-acidulada.

Ocorrência

Originalmente encontrada em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, na vertente da Serra do Mar voltada para o planalto, portanto, na Mata Atlântica. Atualmente é encontrada apenas perto de São Paulo e Teresópolis (no Parque Nacional da Serra dos Órgãos), no Rio de Janeiro.

Em alguns pomares domésticos ainda se cultiva essa fruta, cujos frutos são consumidos principalmente na forma de suco. Também se prepara a cachaça-com-cambuci, aguardente aromatizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…