Pular para o conteúdo principal

Jornal Bom Dia entrevista com Ana Tomazoni

No domingo dia 24 de Julho de 2011, o Jornal Bom Dia publicou entrevista feita pela jornalista Juliana Bontorim (juliana. bontorim@ abcdbomdia. com. br) e fotos. Confira como ficou:

“O amor é o conforto da alma, o sentido da vida!”

Entrevistar esta mulher me enche de orgulho. Eu a conheço já há algum tempo, e se tornou uma grande amiga. Além de respeitada na sociedade por ser uma das melhores chefes de cozinha, ela é uma linda e recente avó.

Eu cheguei à sua escola de culinária e prontamente um suco de couve com limão já nos foi servido, claro ela sabe que sou apaixonada por este sabor. Na sequência, as crianças foram chegando para ter uma aula sobre lanches nas férias, e olha que a criançada estava curiosa para aprender a cozinhar. Ana Maria Ruiz Tomazoni, esta sagitariana que adora mesa farta e que a

cada dia está mais bela é nossa entrevistada de hoje. Eu convido você para este bate papo delicioso.

Juliana Bontorim: Você é nascida em São Paulo, qual é sua ligação com o ABCD?

Ana Tomazoni: Estou em São Bernardo há trinta anos. Aqui criei meus filhos, estudei e fiz grandes amigos e trouxe minha mãe e meu irmão para cá. Portanto, aqui construí minha vida profissional e familiar. Amo o meu ABCD.

JB: Quando começou a trabalhar como chef de cozinha ?

AT: Foi nos anos 80, quando ninguém valorizava os chefs e a profissão que chamava atenção era a de Culinarista e, por incrível que pareça, não tinha dia que homenageasse essa categoria. Então criei, no dia 9 de dezembro de 1997, o Dia da Culinarista.

JB: O que seria senão fosse chefe de cozinha?

AT: Sem dúvida, professora ou escritora.

JB: Quais profissões já exerceu?

AT: No inicio, fui secretária em empresa multinacional, depois professora concursada do Estado e em seguida larguei tudo pela paixão da gastronomia.

JB: O que significa a família e o Hermes (marido) para você?

AT: Família significa amor, união, esperança, confiança e carinho. O Hermes para mim é meu companheiro e meu porto seguro.

JB: Como está sendo a experiência de ser avó?

AT: Uma alegria que só os avós conseguem entender. Ver a continuidade de você neste mundo de passagem muito rápida. Tenho o privilegio de ter um neto lindo! Ele faz um ano agora neste mês.

JB: Você já foi muito premiada. Quais prêmios você destacaria?

AT: Muitos, por empresas como Panasonic, Sadia, Ajinomoto, Farinhas Sol etc... Aqui no ABCD, 1Oº lugar em Gastronomia - Mulheres em Destaque 2007, 1º lugar em Gastronomia – Mulheres em Destaque 2008, Mulher em Destaque no Dia Internacional da Mulher (muito além do forno e fogão) e capa da revista Merc News em 2009. Em 2010, Dia Internacional da Mulher no Shopping ABC, homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, entre outros.

JB: Também sei que você aprimorou muito sua culinária visitando muitos países. Quais você já visitou?

AT: Em primeiro lugar o Brasil todo, toda a Europa e parte da Escandinávia; Estados Unidos, Canadá, México, Venezuela, Argentina, Paraguai, Chile, Tailândia, Indonésia, China, Hong Kong e Macau, Austrália e Emirados Árabes Unidos.

JB: O que a Ana Tomazoni faz para se divertir quando não está trabalhando?

AT: Gosto de boas leituras, teatro, cinema e viajar muito, conhecendo pessoas e culturas diferentes com foco maior na gastronomia.

JB: Como você cuida da alimentação diretamente e como a vê no Brasil?

AT: Evoluiu muito e foi valorizada, mas perdeu bastante suas raízes. Precisamos de maior consciência do que comemos e para que comemos. Vamos nos alimentar usando os cinco sentidos, valorizar os alimentos naturais e cardápios equilibrados. Respeitar o alimentar-se à mesa como um momento sagrado para você, seu corpo. E se estiver com a família, é o verdadeiro momento de compartilhar à mesa, sentimentos e sabores.

JB: É muito religiosa?

AT: Já sei, está pensando na minha devoção e carinho com Santo Antônio. Sim, tenho uma fé muito forte e gosto de rezar.

Pingue- pongue:

Amor: É o conforto da alma, é o sentido para a vida.

Deus: Fé.

Perfume: Verbena, da Lóccitane.

Marca de roupas: As boas e bem confortáveis (sem me importar com grifes).

Odeia algo? Traição e falsidade

Admira algo? Minha família e as pessoas com persistência que vão à luta e fazem acontecer!

Cantor: Ney Matogrosso

Ator: Tony Ramos

Mania: Sorrir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro