Pular para o conteúdo principal

DIA DA VOVÓ – 26 de Julho

Hoje tenho muitos motivos para comemorar: o Dia da Vovó, Dia do meu casamento (que já faz muitos anos) e como católica Dia de Sant´Anna vó de Jesus Cristo.

A verdade é que essa data surgiu em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, foram encontrados os túmulos dos dois, na cidade de Jerusalém.

Sempre gostei de comemorar essa data com a família e um bolo especial para comermos com a nossa amada vovó Mercedes, ou se estávamos em Santa Catarina (férias) com a Vó (nona) Dozolina Tomazoni, que nos recebia com pudim de leite, sagu de vinho e nesta época os pinhões torrados na chapa do fogão à lenha, hummmm que delicia, muitas boas lembranças.

Aqui no espaço Sabor & Saber, confraternizamos com os idosos do centro dia ou outras entidades, fazendo (muitas vezes no semestre) aulas de culinária sempre movimentando as mãos, no conceito de verdadeiramente “mão na massa”, desde pão, esfiha, bolachas entre outros. É bom ouvi-los e aprender com as histórias de vida que cada um deles, enquanto trabalham, vão lembrando e contando.

Como mestra em Gerontologia, amo minhas vovós e vovôs. Estou lembrando, de um ano que levei na TV Gazeta no Programa Mulheres, nossa mama aqui do ABC Lia Ranzini, foi entrevistada e com seu bom humor fez muita gente sorrir e deu muitos exemplos de vida, de trabalho voluntário nas mais diferente entidades como Associação do Câncer, o das mamães solteiras junto a Santa Rita, na Igreja Santíssima Virgem, do Frei Sebastião, nos bingos nossos da FATI (sempre estava na frente nos ajudando e pondo a mão na massa). É isso que precisamos, vovós ativas com muitas atividades a serem cumpridas no dia, mas, com tempo também para se cuidar.

Como nossas vós da Faculdade Aberta da Terceira Idade – FATI – SBCampo e outras faculdades, centro de referência do idoso, centro dia, grupo de bairros, grupos de clubes, o importante é manter-se ativo, perceber o quanto aprendemos com o outro e como a vida é boa, principalmente quando vemos nossos netos crescerem!

Parabéns pelo Dia da Vovó!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro