Pular para o conteúdo principal

DIA DA VOVÓ – 26 de Julho

Hoje tenho muitos motivos para comemorar: o Dia da Vovó, Dia do meu casamento (que já faz muitos anos) e como católica Dia de Sant´Anna vó de Jesus Cristo.

A verdade é que essa data surgiu em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, foram encontrados os túmulos dos dois, na cidade de Jerusalém.

Sempre gostei de comemorar essa data com a família e um bolo especial para comermos com a nossa amada vovó Mercedes, ou se estávamos em Santa Catarina (férias) com a Vó (nona) Dozolina Tomazoni, que nos recebia com pudim de leite, sagu de vinho e nesta época os pinhões torrados na chapa do fogão à lenha, hummmm que delicia, muitas boas lembranças.

Aqui no espaço Sabor & Saber, confraternizamos com os idosos do centro dia ou outras entidades, fazendo (muitas vezes no semestre) aulas de culinária sempre movimentando as mãos, no conceito de verdadeiramente “mão na massa”, desde pão, esfiha, bolachas entre outros. É bom ouvi-los e aprender com as histórias de vida que cada um deles, enquanto trabalham, vão lembrando e contando.

Como mestra em Gerontologia, amo minhas vovós e vovôs. Estou lembrando, de um ano que levei na TV Gazeta no Programa Mulheres, nossa mama aqui do ABC Lia Ranzini, foi entrevistada e com seu bom humor fez muita gente sorrir e deu muitos exemplos de vida, de trabalho voluntário nas mais diferente entidades como Associação do Câncer, o das mamães solteiras junto a Santa Rita, na Igreja Santíssima Virgem, do Frei Sebastião, nos bingos nossos da FATI (sempre estava na frente nos ajudando e pondo a mão na massa). É isso que precisamos, vovós ativas com muitas atividades a serem cumpridas no dia, mas, com tempo também para se cuidar.

Como nossas vós da Faculdade Aberta da Terceira Idade – FATI – SBCampo e outras faculdades, centro de referência do idoso, centro dia, grupo de bairros, grupos de clubes, o importante é manter-se ativo, perceber o quanto aprendemos com o outro e como a vida é boa, principalmente quando vemos nossos netos crescerem!

Parabéns pelo Dia da Vovó!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo. O leite de ovelha não-p