Pular para o conteúdo principal

Arroz Indiano (Arroz pilaf)

Gostaria de deixar uma sugestão especial indiana preparada em uma de nossas aulas. Vale a pena testar para apreciar sabores diferentes. O pilaf, ou cozimento por absorção, é uma das técnicas aplicadas ao arroz na cozinha indiana.

Trata-se de cozinhar o arroz com a água exata necessária para que fique completamente seco e com os grãos inteiros e soltos. O nome aplica-se a todos os pratos de arroz preparados deste modo, independente dos ingredientes utilizados.

Ingredientes (para 6 pessoas): 600g de arroz – 2 cebolas – 100g de ervilhas frescas – 1 pedaço grande de gengibre fresco – 2 paus de canela – 2 folhas de louro – 300ml de leite de coco - ½ colher (sopa) de açúcar mascavo - ½ colher (sopa) de sementes de cardamomo – 1 colher (café) de fios de açafrão – 1 colher (café) de sementes de cominho – 3 colheres (sopa) de amêndoas, 3 de passas, 4 de leite, 6 de óleo e sal.

Modo de preparo: Lave o arroz, cubra-o com água e deixe de molho por 30 minutos. Escorra e reserve. Doure, em fogo médio, as amêndoas, picadas em três, e as passas. Despeje sobre um papel absorvente e reserve. Frite as cebolas em lâminas finas no mesmo óleo. Escorra e reserve. Coloque o arroz na mesma panela, acrescente a canela, o cardamomo, o açúcar, o gengibre ralado e espremido até que obtenha umas gotas de caldo, as sementes do cominho previamente torradas em fogo baixo, o açafrão escaldado com sal e 4 colheres (sopa) de leite.

Refogue durante 3 ou 4 minutos, em fogo baixo, mexendo sempre. Junte as folhas de louro, o leite de coco e 200ml de água fervente. Cozinhe em fogo alto, durante 8 minutos. Acrescente as ervilhas, misture e deixe cozinhar por mais 8 minutos. Junte metade das amêndoas, passas e cebolas, misture e deixe cozinhar até que o arroz esteja no ponto. Retire do fogo, decore com o restante das amêndoas, passas e cebolas e sirva.

Dificuldade: alta – Preparação: 50 minutos – Valor calórico: médio – Custo: médio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro