Pular para o conteúdo principal

Que delícia de Feijão!

Existe uma variedade imensa de feijões. Os mais populares no Brasil são: preto, carioca, branco, rosinha, jalo, cavalo, fradinho, mulatinho, roxo, rajado e feijão-de-corda.

O feijão é um grão muito versátil, tendo um papel importante na mesa dos brasileiros com receitas doces e salgadas. Cada região do Brasil possui seu tipo preferido e suas receitas

peculiares. Sem falar da feijoada que ganha a preferência nacional.

Na Semana Nacional da Alimentação o feijão foi escolhido como símbolo da campanha no país por ser um produto que retrata a variedade étnica, a pluralidade cultural e suas tradições alimentares. O feijão promove a identificação cultural e é um dos alimentos mais lembrados pelo povo brasileiro.

Pesquisadores consideram o feijão um alimento funcional devido a sua capacidade de promover

benefícios à saúde. Como proporciona a saciedade, pode ser um aliado no controle do peso,

evitando a obesidade. A abundância de fibra solúvel no feijão permite um equilíbrio nos níveis de açúcar no sangue, importante para as dietas de pessoas com diabetes, mas vamos deixar essas

informações para cada caso especifico e médicos e nutricionista orientarem seus pacientes.

Como valor nutricional temos que o feijão contém proteína com baixo teor de gordura, fibra, vitaminas do complexo B, folato, potássio, magnésio, zinco , cálcio e fito-nutrientes.

DICA IMPORTANTE***** Para o cozimento de grãos

1- Escolher e lavar muito bem os grãos.

2- Colocar em panela de pressão, tampada com água bem quente (fogo desligado)por 30 minutos

3- Ligar o fogo da panela, quando começar o tsi tsi tsi, abaixe o fogo e deixe 10 a 15

minutos apenas, vai depender do tipo de feijão ou grão.

4- Não abrir a panela por 20 minutos. Pronto! Seu feijão estará bem macio.

5- Agora é só temperar ou se quiser congelar sem tempero, esfrie bem e porcione em potes do tamanho desejado, etiquete e congele por 90 dias.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…