Pular para o conteúdo principal

Culinária Exótica, direto de São Luis do Maranhão

Participei mais um ano, como pslestrante, do Encontro da Gastronomia Brasileira, Nordeste Culinaria 2011, em São Luis do Maranhão. Pessoa curiosa que sou, aprendi algumas coisas típicas e unicas do local.

A culinária maranhense encanta você! Arroz de Cuxa, peixada ao leite de coco, as calderadas, hummmmm, sem falar do doce de espécie e a cachaça de mandioca, a Tiquira produzida a partir da mandioca brava. Tem cor roxa clara, me contaram que isso se deve à infusão de folhas de tangerina durante o processo de destilação. Eu tomei e apreciei muito, como bebida exótica.

Entre os maranhenses, corre a lenda de que, se tomar banho depois de beber Tiquira, a pessoa morre.... Segundo o Sistema de Informações Agroindustriais da Mandioca Brasileira, o teor alcoólico da bebida gira em torno de 45º.

Ainda tem mais, um refrigerante famoso por ser exclusivo da região e exótico Guaraná Jesus, senti sabor de varias especiarias (canela, cravo, anis)

Curiosidade e cultura: Guaraná Jesus é um refrigerante cor de rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido estes serem dois de seus (segundo a lenda) ingredientes, muito popular no estado do Maranhão

  • 1920 – A fórmula do Guaraná Jesus, foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que ironicamente era ateu, e que chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa de fabricar um remédio, que, devido a um acidente na producão, não se chegou ao produto desejado. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular, na cidade de São Luís no estado do Maranhão. Entre os ingredientes que compõem o refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina.
  • 1961 – A família Jesus manteve fábrica própria até o início da década de 60, nesse período, a fábrica foi vendida para a então Cervejaria Antarctica Paulista, mas não a marca. Naquela ocasião, os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após anos, o contrato foi rompido.
  • 2001 – A “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”.
  • 2006 – A “Renosa”, franqueada da “The Coca-Cola Company” compra a “Companhia Maranhense de Refrigerantes”, seguindo a comercialização do Guaraná Jesus somente no estado do Maranhão.
  • 2008 – No final do ano, a Coca-Cola lançou uma campanha para que o povo maranhense escolhesse a nova identidade visual das embalagens do Guaraná Jesus.
  • 2010 – A campanha de 2008 para a nova identidade visual das embalagens, ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelencia em Desing.

Fonte: Dados Refrigerante Guaraná Jesus - Wikipédia, 30.4.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro