Pular para o conteúdo principal

Biscoito craquelados de Jatoba, coco e castanha


A partir de 2011 o Jatobá faz parte da Arca do Gosto.


A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 900 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece.

(fonte: www.sloowfoodbrasil.com)




Biscoito craquelados de Jatoba, coco e castanha

Ingredientes: 250 g de chocolate meio amargo derretido- 1 xícara (chá) de farinha

de trigo; -½ xícara (chá) (100g) de farinha de jatobá, ½ xícara (chá) de açúcar mascavo; ½ xícara (chá) açúcar refinado -4 ovos; ½ xícara (chá) de óleo (100ml) - 7 colheres (sopa) de coco ralado; 6 colheres (sopa) de castanhas do Brasil ou licuri crua e raladas; 1 pitada de sal -1 colher (sopa) de fermento em pó; - 1 xícara (chá) açúcar de confeiteiro (130g)

Modo de preparo:

1.Corte e derreta o chocolate meio amargo em banho maria, com água quente estando o fogo desligado. Mexa até derreter todo o chocolate.

2.Em um recipiente grande coloque o açúcar refinado, o açúcar mascavo e o óleo, misture bem. Aos poucos acrescente o chocolate derretido e os ovos, um a um, mexendo com uma colher. Junte a farinha de jatobá, a farinha de trigo, o sal, o fermento e o coco. Finalize com a castanha, a massa deverá ficar homogênea. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 4 a 6 horas.

3. Retire a massa da geladeira e, com ajuda de 2 colheres de chá ( ou faça bolinhas na mão), modele pequenas porções, passando uma a uma no açúcar de confeiteiro.

4.Coloque-as em uma assadeira untada com manteiga e farinha, deixando espaço de aproximadamente 4cm entre elas. Leve ao forno médio 180°C pré aquecido, por cerca de 10 minutos. Retire do forno e quando estiverem frios, armazene-os ou embale-os colocando em recipiente com tampa para que permaneçam crocantes.

Rendimento: 130 unid.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.