Pular para o conteúdo principal

Biscoito craquelados de Jatoba, coco e castanha


A partir de 2011 o Jatobá faz parte da Arca do Gosto.


A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 900 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece.

(fonte: www.sloowfoodbrasil.com)




Biscoito craquelados de Jatoba, coco e castanha

Ingredientes: 250 g de chocolate meio amargo derretido- 1 xícara (chá) de farinha

de trigo; -½ xícara (chá) (100g) de farinha de jatobá, ½ xícara (chá) de açúcar mascavo; ½ xícara (chá) açúcar refinado -4 ovos; ½ xícara (chá) de óleo (100ml) - 7 colheres (sopa) de coco ralado; 6 colheres (sopa) de castanhas do Brasil ou licuri crua e raladas; 1 pitada de sal -1 colher (sopa) de fermento em pó; - 1 xícara (chá) açúcar de confeiteiro (130g)

Modo de preparo:

1.Corte e derreta o chocolate meio amargo em banho maria, com água quente estando o fogo desligado. Mexa até derreter todo o chocolate.

2.Em um recipiente grande coloque o açúcar refinado, o açúcar mascavo e o óleo, misture bem. Aos poucos acrescente o chocolate derretido e os ovos, um a um, mexendo com uma colher. Junte a farinha de jatobá, a farinha de trigo, o sal, o fermento e o coco. Finalize com a castanha, a massa deverá ficar homogênea. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 4 a 6 horas.

3. Retire a massa da geladeira e, com ajuda de 2 colheres de chá ( ou faça bolinhas na mão), modele pequenas porções, passando uma a uma no açúcar de confeiteiro.

4.Coloque-as em uma assadeira untada com manteiga e farinha, deixando espaço de aproximadamente 4cm entre elas. Leve ao forno médio 180°C pré aquecido, por cerca de 10 minutos. Retire do forno e quando estiverem frios, armazene-os ou embale-os colocando em recipiente com tampa para que permaneçam crocantes.

Rendimento: 130 unid.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro