Ao participar de um jantar e encontro com representantes da Arca do Gosto do Slow Food Brasil, no Restaurante Tordesillas, em São Paulo, saboreamos um Barreado muito especial que recomendo para o apreciador da boa cozinha brasileira.
Em nosso curso de Gastronomia, no nosso Espaço Sabor & Saber, quando acontece a Cozinha Regional Brasileira, o barreado faz parte da região Sul. Segue nossa receita. Você que curte cozinhar, vale a pena preparar e chamar os familiares e amigos. É uma delícia!
fatiado -2 cebolas grandes -3 cabeças de alho -6 tomates sem sementes – 3 folhas de salsão ou aipo – 1 alho poro picado – 1 xícara (chá) de salsa e cebolinha
picada -4 folhas de louro -1 colher (chá) de cominho - sal a gosto -pimenta do reino branca e noz moscada a gosto
2. Bata no liquidificador a cebola e o alho com um pouco de água.
3. Montagem da panela de preferência de barro. Forre o fundo da panela com o bacon e comece a montar camadas de carne e os vegetais picados (tomate, salsão, alho poro, salsa e cebolinha) e os temperos. (intercalando-os).
4. Adicione água até cobrir 5cm acima da carne montada.
5. Feche a panela, vede com a massa de farinha e coloque para cozinhar em fogo médio por 2 horas e fogo baixo por 9 horas.
Massa de farinha: 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua -1 xícara (chá) de farinha de trigo -água
água para obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do barreado.
e acrescenta-se o caldo misturando bem. Em cima desse pirão sirva a carne desfiada, acompanhando de banana da terra, laranja e arroz, essa é a forma clássica para servir.
Comentários
Postar um comentário