Pular para o conteúdo principal

ANA TOMAZONI COM OFICINA NO NORDESTE CULINARIA




Aconteceu em São Luis do Maranhão o 5º. Encontro do Nordeste Culinária de 26 a 29 de Abril.

Um projeto da guerreira Simone Muniz (culinarista e técnica

de nutrição) que com ousadia e criatividade, desde 2007 faz acontecer o evento que valoriza a culinária nordestina, valorizando as culinarista, cozinheiros e envolvidos no seguimento da alimentação. Abre horizontes, leva aos participantes os conhecimentos, aflora a criatividade. Num evento desses, se ensina e se aprende muito.

Uma mistura de cores e sabores que encanta a todos. O estudioso e escritor Câmara Cascudo no seu livro A História

da Alimentação do Brasil, coloca que “ a gastronomia nordestina sacia com requinte, fartura, cores e sabores, todas as fomes de um homem” No estado do Maranhão o prato tradicional arroz de cuxá, seguido pela peixada de coco e a caldeirada de camarão e peixe. Claro que não poderiamos esquecer do doce de espécie como as frutas regionais que são marquentes nos doces e sorvetes,como: bacuri, juçara, murici, cupuaçu, caju entre outros; marcando ainda, as bebidas, como a catuaba e cachaça de mandioca, essas, faz quem visita, levar as melhores memórias gastronomica.

Um convite para um grande desafio, fazer uma Oficina de Coffee Break com pratos regionais. Como sou apaixonada e pesquisadora da mandioca, aceitei, focando nesse produto tipicamente brasileiro, e com sugestões variadas, tudo só com mandioca. Confira algumas das receitas. A parte teorica de fundamentação levei em power point seguindo todos os detalhes, como manda o figurido para quem se diplomou em cerimonial e eventos.

Para encerrar o evento convidei os partcipantes a cantar o samba da escola que ficou em 2º. Lugar no carnaval de São Paulo 2011, que fala da garra e amor do nordestino, confira também na nossa postagem, algumas receitas apresentadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro