Pular para o conteúdo principal

Comemorando o Dia do Cacau – 26 de março


No dia 26 de março comemora-se o Dia do Cacau. A cultura do cacau foi desenvolvida pela civilização Maia, mas hoje o chocolate, produto do cacau, é comercializado com sucesso no mundo todo. Os especialistas afirmam que chocolates com maior teor de cacau na fórmula são mais saudáveis e trazem benefícios para o coração devido à presença de flavonóides. No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural. Depois, passou para o Pará e chegou

à Bahia. O Estado da Bahia produz cerca de 95% do cacau do Brasil (país cuja produção corresponde a mais ou menos 5% da mundial, sendo a Costa do Marfim o maior produtor do planeta, com aproximadamente 40% do total). Faz bem ao coração:com alto teor de cacau o chocolate amargo emagrece, aumenta o colesterol bom e possui mais antioxidantes que muitas frutas e verduras;

  • Acalma a ansiedade: ele produz no cérebro a mesma resposta química que os remédios contra a ansiedade;
  • Ajuda na manutenção do peso: se não for consumido em excesso, ele mantém o ponteiro da balança sob controle.

O ideal é consumir 30 gramas por dia, se possível ingira os aerados que são mais levinhos;

Estimula o cérebro: um componente do cacau aumenta o fluxo de sangue no cérebro, estimulando a atividade mental;

Proporciona felicidade: isso acontece porque ele estimula a produção de endorfina,o hormônio da felicidade;Alivia o cansaço: ingerir diariamente 45 gramas de chocolate amargo reduz os sintomas do cansaço generalizado.
Finalmente o chocolate alcançou seu espaço merecido e nós podemos apreciá-lo preservando a saúde e presenteando nosso paladar com seu inigualável sabor.
Rico em vitaminas e sais minerais.

Além das dicas de benefícios já mencionado agora é o momento de darmos dicas sobre a arte de trabalhar com chocolate transformando-o em bombons ou peças especiais para presentear, agradar e saborear.

O chocolate tendo como ingrediente principal a manteiga de cacau, ela querer cuidados especiais para o seu derretimento. Um derretimento delicado e lento com água quente (fora do fogo) ou no microondas potência média. Os cuidados continuam para moldá-lo. É necessário baixar sua temperatura com água fria e com movimentos contínuos, para esfria-lo e colocar em moldes que escolheu. (formas de ovos, corações, bombons variados, cesta, eróticos etc) Após colocar nos moldes e bater bem os moldes (as formas) levar a geladeira e nunca ao freezer.

OVO DE PÁSCOA TRUFADO DE LIMAO

Ingredientes Casca do Ovo 500g de chocolate meio amargo

Recheio – Trufa de Limão

300g de chocolate branco – 4 colheres de sopa de creme de leite (sem soro) – 50 ml de suco de limão- Opcional1 colher de sopa de raspas de limão

Modo de preparo da trufa: Derreta em banho maria (água bem quente e fogo desligado)o chocolate branco até ficar bem fluido, junte o creme de leite o suco concentrado e as raspas. Leve a geladeira por 4 horas, só então utilize como recheio.

Modo de Preparo:da casca do ovo

Derreter o chocolate meio amargo em banho maria (água bem quente, fogo desligado, mexendo até derreter completamente)até ficar bem fluido e totalmente derretido. Troque de recipiente para esfriar o chocolate, melhor colocá-lo em banho maria frio, mexer até esfriar completamente. (bem frio ao toque de palito no lábio inferior). Pincele as formas de ovo, sugestão formas de 500g ou 700g, leve a geladeira. Repita o processo por 2 a 3 vezes. Recheie com a trufa de limão e depois cubra com o chocolate meio amargo. Leve para geladeira novamente até a forma ficar com o fundo transparente.

Desenforme, passe papel chumbo e outros papéis decorados, finalizando com laço.

Duvidas ligue para Ana Tomazoni 4123-21-89 e 4121-5315

www.saboresabergastronomia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro