Pular para o conteúdo principal

Nordeste Culinária em São Luiz do Maranhão - Promoção para inscrição


Dia 27 a 30 de abril de 2011, terá inicio a quinta edição do Nordeste Culinária em São Luíz do estado do Maranhão. Um encontro anual de forma itinerante onde a arte culinária é disseminada através de aulas/show, técnicas, palestras, degustações e muitas outras atrações.

O prato mais tradicional de São Luís é o arroz de cuxá, seguido pela peixada ao leite de coco e a caldeirada de camarão e peixe. O colorido e o sabor marcante da maioria dos pratos é um reflexo dos temperos usados sem muita cautela pelos cozinheiros da terra. Em São Luís, você vai saborear taiobas e pescadas, acompanhados de casquinhas de caranguejo, camarão, ostras, mariscos e outras especiarias. Para completar a refeição, nada melhor do que inhame, jerimum e quiabo.

Frutas regionais são os ingredientes principais de doces, especialmente cupuaçu, bacuri, murici, juçara e o caju, sem esquecer o famoso doce de espécie, além de fazerem parte também dos deliciosos licores produzidos na região. Uma dessas bebidas chama a atenção por ser um aguardente feito de mandioca, que apresenta coloração azulada. Ainda faz parte da cultura local consumir catuaba e cachaças.

Venha participar desta mistura, pela história rica descrita nos azulejos e em suas ladeiras, pelos sabores diversificados em sua colonização e pelas cores exuberantes de suas apresentações culturais.

Você que curte a Gastronomia Brasileira, não pode ficar fora deste encontro.

Mais informações entre no site www.nordesteculinaria.com.br

Dica importante: Se você fizer sua inscrição até o dia 10/02 pagará apenas R$ 200,00, pelo ingresso, material e refeições. Entre no site e veja o número da conta do Bradesco, para associação Maranhense de Culinária Beta Heluy – AMAC, eu já fiz a minha espero vocês lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…