Pular para o conteúdo principal

Técnica de assar pimentões – Salada de Pimentões com ervas frescas

Para preparar novas opções para programa de TV ECO CUCA, na ECO TV, canal 96 ou 9, além da receita culinária passei também algumas dicas sobre o alimento principal da receita.

Entrada ou salada com pimentões (sem pele), conheça algumas características deste alimento.

O pimentão (português brasileiro) ou pimento (português europeu) (Capsicum annum) é um vegetal de sabor marcante do gênero Capsicum, muito utilizado na culinária de todo o mundo.

As variedades mais conhecidas são o verde, o amarelo e o vermelho. Porém existem outras variedades bastante exóticas, como o branco, roxo, azulado, preto e laranja. Devido a beleza de seus frutos, há quem os cultive como plantas ornamentais. Esta hortaliça é um alimento muito apreciado, sendo rico em vitaminas e sais minerais. Na

escala de Scoville, esta espécie tem o valor 0. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares:

· pimenta - páprica - páprica doce - pimentão doce

Propriedades Terapêuticas:

· É anti inflamatória - Digestiva - Estimulante a circulação sangüínea - Indicada em casos de coágulos sangüíneos de disenterias - Problemas digestivos - Abre o apetite - Rica em vitamina C.

Qual a diferença das cores?

Pimentões vermelhos são simplesmente os verdes que amadureceram. Os que colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces. Novas variedades foram desenvolvidas por melhoramento genético. Hoje há no mercado um predomínio de pimentões híbridos, de cores e formatos variados, com maior resistência a doenças, maior produtividade, precocidade e

uniformidade nos frutos. Mesmo entre os verdes e os vermelhos, muitos são híbridos. Os de cor e estilo diferentes são cultivados em estufas e têm alto preço. É o caso dos amarelos, verdes-limão, creme, chocolate, roxos e laranja, entre outros.


Salada de Pimentões com ervas frescas

Ingredientes: 3 a 4 pimentões sem pele – 2 dentes de alho em laminas – ½ xícara de azeite de

oliva – suco de 1 limão – sal, orégano e pimenta a gosto – ½ xícara de azeitonas pretas picadas – ¾ xícara de ervas frescas picadas (manjericão- sálvia-salsa-hortelã-tominho etc ou o que gostar)

Técnica: Para tirar a pele do pimentão, asse na chama do fogão ou no forno convencional a 200

ºC. Para assar no forno é melhor retirar as sementes e partes brancas interna, deixar o pimentão

com a pele para cima até queimar (+ ou – 30 min.) Retirar do forno e ainda quente colocar em saco plástico até esfriar. Retire então a pele.

Modo de preparo: Tempere com alho frito no azeite, suco de limão, sal, orégano, pimenta, azeitonas e ervas picadas. Deixe marinar por algumas horas. Sirva com pão italiano ou torradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…