Pular para o conteúdo principal

Ceia de Natal com $100,00 – Desafio TV Bandeirantes

Recebemos um desafio, no programa Dia-a-dia, do Daniel Blog para prepararmos uma ceia completa de Natal com $100,00.

Aceito o desafio, corremos para o supermercado Sonda e com muito cuidado compramos os ingredientes e preparamos nossas sugestões, confira as receitas e algumas fotos.

Obs: É muito importante você não esquecer, que além do cardápio especial, o motivo principal da comemoração, necessita de uma oração e agradecimentos pela vida!

Feliz Natal e Boas Festas! Ana Tomazoni

Convidados especiais: Renata Cecília e seu filho João Gabriel.









1- MINI CESTINHAS E SALPICAO DE FRANGO

Ingredientes: 1 massa de pastel –Forminhas de empadas

SALPICÃO – Ingredientes: 300g de peito frango cozido desfiado - 1 xícara de chá de maionese 200g (ou a gosto) – 4 colheres de sopa de creme de leite (100g) - 4 colheres de sopa de salsa picada – 1 xícara de chá de salsão (100g) - 1 cenoura ralada grossa (

+ ou – 120g) – ½ xícara de chá de azeitonas verdes (100g) - 1 maçã verde picada – sal, noz moscada e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Forminhas de empada, tamanho médio. Cortar a massa de pastel em quadrados, tamanho da forma que irá utilizar e deixe as pontinhas para fora. Leve para assar até dourar.

Salpicão: Misturar a maionese e o creme de leite até ficar bem brilhante.

Juntar todos os ingredientes, misturar a maionese e o creme de leite.Leve para gelar. Sirva nas cestinhas, decorando com salsa crespa ou pimenta rosa.



2- TOMATES CEREJA RECHEADOS

Ingredientes: 1 caixa de tomates cereja – 1 caixa de cream cheese – folhas de manjericão

Modo de Preparo: Cortar a parte de cima do tomate cereja retirando as sementes, com auxilio de uma colher pequena. Coloque-os virados para baixo para secarem. Recheie com cream cheese colocados em um cone para facilitar na montagem. Decore com salsa crespa ou folhas de manjericão.



3- AVE RECHEADA COM FAROFA CROCANTE

Ingredientes: 1 Ave especial com +- 3kg – alho – limão – sal – pimenta. Deixe temperada por 4 horas na geladeira.

Recheie com a farofa. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno 180o.C por 1 hora, retire o papel alumínio e proteja as partes mais delicadas como asas e ossos da coxa. Deixe dourar pincelando sempre com o suco formado no fundo da assadeira.

FAROFA - Ingredientes: ½ xícara de chá de bacon picado (70g) – 2 dentes de alho picado – 5 colheres de manteiga - 1 cebola picadinha – sal pimenta a gosto – 4 colheres de salsa picada –500g de farinha de mandioca – ½ xícara de castanhas do Pará ou caju picadas grosseiramente.

Modo de preparo: Frite o bacon até ficar douradinho, junte o alho a cebola refogue até ficar transparente, junte a farinha e a manteiga misture bem. Finalize com as castanhas, o sal e a pimenta. Se quiser pique uma pimenta dedo de moça sem sementes e salsa.



3- PEIXE NO PAPILLOTE

Ingredientes: 1 kg de files de pescada branca ou merluza – sal e pimenta a gosto – 1 vidro de leite de coco –

Recheio: 1 cenoura (+- 120g) em tiras – 1 ½ xícara de couve manteiga picada – tomilho a

gosto. Papel manteiga ou papel alumínio para montar as trouxinhas.

Modo de Preparo

Corte o papel 30 X 25 reserve. Tempere os files com sal e pimenta. Coloque-os em cima do papel cortado. Recheie com palitos de cenoura e couve picada. Enrole e coloque 1 colher de leite de coco. Feche as trouxinhas. Leve para assar por 20 a 30 minutos, forno 180o.C.



4- ARROZ AO LIMONE

Ingredientes:

1 colher de manteiga+ 3 colheres de sopa de cebola - 2 xícaras de chá de arroz - 4 xícaras de água – 1 limão – 1 colher de café de sal ou a gosto

Modo de preparo: Rale um limão e reserve. Em uma panela coloque a manteiga e a cebola e deixe-a transparente, coloque o suco do limão e a água. Ferva até secar o arroz. Prove se está no ponto o cozimento. Desligue e coloque as raspas de limão. Sirva quente.


5-SALADA VERDE COM FRUTAS

Ingredientes: Alface americana – alface roxa – carambola – abacate (avocado)- manga

Vinagrete: Suco de 1 limão grande – 100ml de azeite de oliva – sal

Modo de Preparo: Juntar todos os ingredientes e bater com auxilio de 2 garfos até ficarem bem emulsificados..


6- MANJAR DE COCO COM BANANAS CARAMELADAS

Ingredientes 1 litro de leite – 1 vidro de leite de coco – 1 xícara de (chá) de maisena – 1 xícara de chá de açúcar ou a gosto Opcional 1 xícara de coco fresco ou flocado.

Modo de Preparo : Em uma panela coloque o leite e o açúcar e deixe aquecer.

Dissolva a maisena no leite de coco, despejando na mistura de leite já aquecida, mexa sem parar até engrossar, se quiser coloque o coco ralado. Despeje em forma de anel central untada com óleo. Leve para geladeira.


6.1 - Acompanhamento bananas :

Ingredientes:6 bananas cortadas de comprido - 3 colheres (sopa) de açúcar-3 colheres (sopa) de mel - suco de 1 limão - 100g de castanhas do Pará

Modo de Preparo:

Numa frigideira grande, derreta a manteiga, doure as bananas em fogo alto dos dois lados. Junte o açúcar, o mel e quando começar a borbulhar, adicione o suco de limão e apague o fogo.

Em um prato de sobremesa, coloque o manjar, ao lado ou ao redor, arrume as fatias de banana caramelada. Por cima, espalhe as castanhas-do-pará cortadas em laminas e bem torradas, decore com folhinhas de hortelã..

Para Decorar:


6.2 - Calda de Chocolate

Ingredientes:

200 g de chocolate ½ amargo – ½ xícara de chá (100ml) de creme de leite

Pique bem miúdo o chocolate, derreta em banho Maria, com a água bem quente e o fogo desligado.

7- SUCO DE CLOROFILA

Ingredientes:1 litro de água filtrada - 4 folhas de couve manteiga – 1 xícara de açúcar – suco de 2 limões – gelo a gosto.

Bater no liquidificador todos os ingredientes. Coar e servir.

8- Um espumante brasileiro simples (para brindar)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande