Pular para o conteúdo principal

Sustentabilidade e vivências no Eco Barão

Participamos dia 16 de outubro no Instituto Barão de Mauá, da “ Eco Barão” Feira Interdisciplinar relacionada a Sustentabilidade, com participação de alunos, professores, funcionários da escola, pais e familiares.

Com trabalhos e palestras envolvendo o conceito de sustentabilidade numa ação de resiliência para, a partir dos problemas que já vivemos, como a água e ar poluídos, lixos contaminados, transgênicos, aquecimento global, etc. todos participando com pequenas ações, que num todo, farão a diferença para um mundo melhor. Foi muito especial receber informações sobre estes temas pelas próprias crianças.

Fui convidada pela direção da Escola para falar a respeito de Alimentos alternativos e Slow Food, nessa palestra, buscamos de forma simples e interativa, desafiar os participantes à reflexão do prazer de comer que os alimentos podem nos proporcionar e a importância dos sentidos.

Com relação ao tema Slow Food, poucos conheciam, colocamos então, que é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989, na Itália, como contraponto aos efeitos padronizantes do fast food; proposta aos problemas de saúde, como obesidade e ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação dando ênfase à procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro