Pular para o conteúdo principal

SALONE DEL GUSTO - UMA VIAGEM GASTRONÔMICA DA REGIÃO DE PIEMONTE E DAS TRADIÇÕES ITALIANAS

Turim, Itália, de 21 a 27 de outubro

Já escrevi alguma coisa antes sobre a viagem à Itália e também sobre o Terra Madre – evento internacional do Slow Food. Gostaria de compartilhar mais algumas coisas boas que vivi nesse espaço do mundo gastronômico, com pessoas do mundo inteiro falando a mesma linguagem sobre os mais diferentes alimentos.


Na foto acima, os expositores.
A Itália é um país que realmente tem uma tradição culinária milenar. Sua produção agrícola, vinícola e agropecuária é muito grande, valorizando seus produtores regionais. Por exemplo, no Salone Del Gusto tinha queijos, azeites e vinhos específicos de diversas regiões, bem como de famílias tradicionais que garantem o padrão de qualidade de geração para geração.
O idealizador do Slow Food, Carlo Petrini.
Esse modo de produção os valoriza e os incentiva a continuarem, pois eles têm consciência da importância e dos valores dos métodos artesanais e familiares.


As Américas (Central e do Norte) também estavam presentes, assim como a África, entre outros com seus produtores de alimentos orgânicos.

Na foto ao lado, Ana Maria Tomazoni participa de encontro com educadores no Manifesto Internacional do Slow Food para a Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro