Pular para o conteúdo principal

Seminário encontro de gerações


Participei no Sesc – Pompéia – São Paulo, de 3 a 5 de novembro de 2010, do seminário internacional, encontro de gerações.


O Sesc São Paulo há sete anos desenvolve o programa “SESC Gerações”, que consiste em um conjunto de atividades culturais e de lazer que têm por objetivo a integração e a co-educação entre gerações. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, participam de cursos, oficinas e outras formas de experiências em grupo nas áreas de teatro, música, artes plásticas, literatura, esportes etc.


Durante o encontro ficou claro a importância do tema e o exercício da prática envolvendo doutores, especialistas, professores, técnicos e também pessoas mais simples da criança ao bisavô, todos participando e interando com atividades artísticas, esportivas, memória social, cultura solidária entre outros.
O SESC colocou alguns objetivos para encontro, como:

- Sensibilizar a sociedade e as instituições públicas e privadas para a importância da aproximação das gerações, com vistas ao desenvolvimento de uma cultura intergeracional solidária,

- Dar visibilidade as experiências desse encontro de gerações,

- Discutir métodos de trabalho, avaliando a eficácia de tais experiências relativamente a possibilidades de integração etária,

- Co-educação entre gerações e superação de preconceitos, distanciamentos e conflitos.

Participamos com pôster da pesquisa (pessoas de 04 a 94 anos) que fizemos com mais duas especialistas, a mestra Maria Helena Esteves Conceição e a Dra Dirce Encarnacion Tavares da PUC SP, essa pesquisa esta ligada ao GEPI Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares, comandado pela Dra. Ivani Fazenda.
Parabenizo ao SESC pelo programa que nos ampla visão dos trabalhos, tanto do Brasil como da América Latina, As apresentações tinham muitas semelhanças, apontando para a mesma direção, reinventando o novo tempo.
Estados Unidos, Espanha entre outros, fizeram um balanço critico de teorias, pesquisas, políticas e praticas; todos batendo na mesma tecla, que o presente se compõe de todos os passados: a importância de criar laços com os relacionamentos das gerações. O SESC é uma entidade que propicia estas vivencias dentro de suas múltiplas atividades.
Ao termino, saímos com gosto de quero mais e como dizemos sempre, diante de tantos ricos temas: “Só sei que nada sei”.
Confira algumas fotos: Dra. Elizabeth Mercadante, da PUCSP, mediadora em duas atividades com estudos de casos, minha amiga e parceira de estudos de pesquisa na gerontologia Divina de Fátima Santos.
A outra foto é com Dr. José Carlos Ferrigno, Mestre, Doutor e Coordenador do Programa SESC Gerações, autor do livro Coeducação entre gerações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro