Pular para o conteúdo principal

Seminário encontro de gerações


Participei no Sesc – Pompéia – São Paulo, de 3 a 5 de novembro de 2010, do seminário internacional, encontro de gerações.


O Sesc São Paulo há sete anos desenvolve o programa “SESC Gerações”, que consiste em um conjunto de atividades culturais e de lazer que têm por objetivo a integração e a co-educação entre gerações. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, participam de cursos, oficinas e outras formas de experiências em grupo nas áreas de teatro, música, artes plásticas, literatura, esportes etc.


Durante o encontro ficou claro a importância do tema e o exercício da prática envolvendo doutores, especialistas, professores, técnicos e também pessoas mais simples da criança ao bisavô, todos participando e interando com atividades artísticas, esportivas, memória social, cultura solidária entre outros.
O SESC colocou alguns objetivos para encontro, como:

- Sensibilizar a sociedade e as instituições públicas e privadas para a importância da aproximação das gerações, com vistas ao desenvolvimento de uma cultura intergeracional solidária,

- Dar visibilidade as experiências desse encontro de gerações,

- Discutir métodos de trabalho, avaliando a eficácia de tais experiências relativamente a possibilidades de integração etária,

- Co-educação entre gerações e superação de preconceitos, distanciamentos e conflitos.

Participamos com pôster da pesquisa (pessoas de 04 a 94 anos) que fizemos com mais duas especialistas, a mestra Maria Helena Esteves Conceição e a Dra Dirce Encarnacion Tavares da PUC SP, essa pesquisa esta ligada ao GEPI Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares, comandado pela Dra. Ivani Fazenda.
Parabenizo ao SESC pelo programa que nos ampla visão dos trabalhos, tanto do Brasil como da América Latina, As apresentações tinham muitas semelhanças, apontando para a mesma direção, reinventando o novo tempo.
Estados Unidos, Espanha entre outros, fizeram um balanço critico de teorias, pesquisas, políticas e praticas; todos batendo na mesma tecla, que o presente se compõe de todos os passados: a importância de criar laços com os relacionamentos das gerações. O SESC é uma entidade que propicia estas vivencias dentro de suas múltiplas atividades.
Ao termino, saímos com gosto de quero mais e como dizemos sempre, diante de tantos ricos temas: “Só sei que nada sei”.
Confira algumas fotos: Dra. Elizabeth Mercadante, da PUCSP, mediadora em duas atividades com estudos de casos, minha amiga e parceira de estudos de pesquisa na gerontologia Divina de Fátima Santos.
A outra foto é com Dr. José Carlos Ferrigno, Mestre, Doutor e Coordenador do Programa SESC Gerações, autor do livro Coeducação entre gerações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande