Pular para o conteúdo principal

Espumantes brasileiros, aula com degustação

Foi com muita alegria que recebemos no dia 18 de Novembro a empresa produtora de vinhos e espumantes Pericó, sediada de São Joaquim – Santa Catarina.

O Sommelier Marcelo Schmidt, contou um pouco da história da Pericó, dizendo do sabor raro extraído da uvas produzidas a 1300 m.s.n.m. em Santa Catarina. Ensolarado e com noites frias, o Pericó Valley, em São Joaquim, foi o escolhido para abrigar o vinhedo da Pericó por seu terroir de altitude. A preparação das terras iniciou em fevereiro de 2003 e durou 2 anos. O plantio das mudas francesas das variedades Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc iniciou no final de 2004.

Na Pericó, são produzidos os vinhos e espumantes que conquistam os melhores paladares a cada gole. Tanto que, em 2009, o espumante Cave Pericó Rosé brut conquistou o ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). E o vinho Taipa Rosé foi considerado o Melhor Vinho Rosé – Representativo Nacional – na XVII Avaliação Nacional de Vinhos safra 2009. No ano seguinte, foi a vez do Cave Pericó Branco brut safra 2010 receber Medalha de Ouro no 7º Concurso Nacional de Vinhos Finos & Destilados do Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil 2010.

A aula teve a participação efetiva dos alunos que, reunidos em grupos discutiram a respeito de terroir, de altitude, diferenças entre espumantes e vinhos e suas harmonizações. Com muito entusiasmo, a cada explicação e degustação de espumantes, os alunos renovavam seus conhecimentos, chegando ao fim da aula pedindo para programarmos uma próxima oportunidade, quando poderão aprenderem sobre harmonizações e degustações dos vinho Pericó.

Confira a alegria dos alunos nas fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro