Pular para o conteúdo principal

Espumantes brasileiros, aula com degustação

Foi com muita alegria que recebemos no dia 18 de Novembro a empresa produtora de vinhos e espumantes Pericó, sediada de São Joaquim – Santa Catarina.

O Sommelier Marcelo Schmidt, contou um pouco da história da Pericó, dizendo do sabor raro extraído da uvas produzidas a 1300 m.s.n.m. em Santa Catarina. Ensolarado e com noites frias, o Pericó Valley, em São Joaquim, foi o escolhido para abrigar o vinhedo da Pericó por seu terroir de altitude. A preparação das terras iniciou em fevereiro de 2003 e durou 2 anos. O plantio das mudas francesas das variedades Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc iniciou no final de 2004.

Na Pericó, são produzidos os vinhos e espumantes que conquistam os melhores paladares a cada gole. Tanto que, em 2009, o espumante Cave Pericó Rosé brut conquistou o ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). E o vinho Taipa Rosé foi considerado o Melhor Vinho Rosé – Representativo Nacional – na XVII Avaliação Nacional de Vinhos safra 2009. No ano seguinte, foi a vez do Cave Pericó Branco brut safra 2010 receber Medalha de Ouro no 7º Concurso Nacional de Vinhos Finos & Destilados do Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil 2010.

A aula teve a participação efetiva dos alunos que, reunidos em grupos discutiram a respeito de terroir, de altitude, diferenças entre espumantes e vinhos e suas harmonizações. Com muito entusiasmo, a cada explicação e degustação de espumantes, os alunos renovavam seus conhecimentos, chegando ao fim da aula pedindo para programarmos uma próxima oportunidade, quando poderão aprenderem sobre harmonizações e degustações dos vinho Pericó.

Confira a alegria dos alunos nas fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.