Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Macarrão – 25 de outubro

Não poderia deixar de mencionar essa data tão especial, pois eu amo macarrão! Ele faz parte do meu cardápio com muita freqüência na semana. Nesse dia eu estava em Turim, no Salone Del Gusto, e lá, a presença do macarrão era marcante, principalmente pelos formatos e sabores. Se você gosta de macarrão não pode deixar de visitar o site www.abima.com.br, tudo sobre o mercado, nutrição, receitas e muitas dicas, é muito criativo e vale a pena visitar.

Confira a receita que criei, para publicação em livro da Merc News em 2009 Beleza à Mesa, com macarrão recheado de vários doces.

Categoria: Sobremesa - CONCHAS TRI TCHAU

Ingredientes: 1 caixa (ou pacote) de conchilhone (500g) – massa seca; 5 litros de água; 5 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo: Em uma panela grande ferva a água coloque o açúcar despeje o macarrão e mexa algumas vezes até ficar cozido, aproximadamente 8 a 10 minutos. Recheios: 1- Conchilhone de frutas frescas: cortar as frutas de sua preferência, (morangos, manga, maçã, carambola etc.) em pedaços pequenos e rechear as conchas cozidas.

2- Conchilhone com calda de chocolate:

Ingredientes: 200g de chocolate meio amargo, ½ xícara de suco de laranja (100ml), 2 colheres de licor de laranja ou conhaque.

Modo de Preparo: Derreta o chocolate em banho-maria, com água quente e o fogo desligado, junte o suco de laranja e o licor. Coloque no fundo do prato essa calda e por cima a concha de frutas.

3- Conchilhone de mousse de chocolate:

Ingredientes: 1 embalagem de macarrão tipo conchas cozidas com água e açúcar; 200g de chocolate ao leite ou meio amargo, 100ml de creme de leite; 1 colher de sopa de conhaque, 300 ml de chantilly fresco batido.

Modo de preparo: Derreta o chocolate em banho-maria com água bem quente e o fogo desligado, junte o creme de leite e o conhaque até ficar bem brilhante, vá acrescentando o chantilly aos poucos, com auxilio de um fouet (batedor) ou espátula. Recheie as conchas de macarrão já cozidas. Sirva com calda de frutas vermelhas.

4- Calda de Frutas Vermelhas: Ingredientes: 1 ½ xícara de chá de frutas vermelhas (framboesa, morango, groselha, cereja) – 3 colheres de sopa de açúcar . Modo de Preparo: Coloque as frutas em uma panela com o açúcar e leve ao fogo por cerca de 5 minutos, após iniciar a fervura. Retire e deixe esfriar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…