Pular para o conteúdo principal

Terra Madr Turim - Itália

Está chegando o dia da viagem para Turim – Itália. Lá participarei do Terra Madre e do Salone Del Gusto. Em Abril p.p. o Presidente do Slow Food Carlo Petrini, fundador do movimento e jornalista gastronômico, esteve participando do Terra Madre Brasil; ele corre o mundo militando pela causa dos alimentos "Bons, Limpos e Justos" (bons de sabor, limpos no meio ambiente e justos socialmente ), nessa caminhada já atraiu ao Slow Food mais de 100 mil filiados. Na oportunidade falei a ele que era um sonho participar do Terra Madre na Itália. Esse sonho estará se realizando neste dia 19 de Outubro quando embarco para Turim para participar do evento, juntamente com mais alguns chefes e amantes do mundo gastronômico Slow.

Vejam algumas informações do site do Slow Food:

A quarta edição do encontro mundial da rede de Terra Madre se realizará em Turim de 21 a 25 de outubro de 2010, contemporaneamente ao Salone del Gusto.
O encontro irá reunir, durante cinco dias, comunidades do alimento, cozinheiros, docentes, jovens e músicos do mundo inteiro, pessoas empenhadas em promover uma produção alimentar local, sustentável, em harmonia com o planeta e que respeite os saberes transmitidos de geração em geração. Aproximadamente 200 países estarão presentes ao evento.

Entre as novidades de 2010, o papel das diversidades culturais e lingüísticas, e a proteção das etnias, dos idiomas autóctones, a valorização da oralidade e da memória.

Por ocasião da inauguração do evento, os protagonistas serão algumas entre as mais significativas comunidades indígenas do mundo (americanas, asiáticas, africanas e européias) e os discursos da cerimônia de abertura serão pronunciados em seus idiomas originais. O segundo dia do evento será dedicado aos oito temas fundamentais para o futuro da agricultura e do planeta (biodiversidade, energias renováveis, educação, conhecimentos tradicionais...). Durante o terceiro dia serão organizados encontros nacionais e regionais das comunidades, e no quarto dia será possível participar dos Laboratórios da Terra.

No encerramento oficial de Terra Madre, será apresentado o documento programático de Terra Madre, com as propostas da rede para um futuro sustentável. Durante os dias do evento estarão presentes pontos de informação, onde também será possível apresentar os projetos ligados à educação do gosto (hortas, projetos com as cantinas, etc.), à biodiversidade (Fortalezas e Mercados da Terra) e para organizar, na própria comunidade ou País, o Terra Madre Day, cuja segunda edição está prevista para o dia 10 de dezembro de 2010, no mundo inteiro. Muitas atividades serão dedicadas à rede dos jovens de Terra Madre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro