Pular para o conteúdo principal

Os sabores da Bahia-Salvador

Nada melhor que poder desfrutar do dendê que a baiana coloca em seus deliciosos pratos, como acorreu no saboroso Peixe vermelho com sua farofa muito crocante.

Passamos (eu, marido e filha) o feriado de 7 de setembro em Salvador, quando estivemos no Restaurante Yemanja e conferimos a casquinha de siri, uma deliciosa moqueca de camarão diferenciada, pois os ingredientes básicos são todos batidos.

Aproveitamos também para rever amigos, como você pode conferir na foto, o Chef Beto Pimentel e minha filha Fernanda Tomazoni. Uma apresentação diferenciada de um Danda de camarão com mandioca, inhame, maturi, palmito, leite de coco licuri; maravilhosos temperos e frutas como pitanga e lascas de coco fresco. As flores davam um toque especial e no final do prato principal duas gamelas de frutas frescas, produzidas no próprio quintal da casa, com frutas orgânicas.

Realmente o Paraíso Tropical do Chef Beto Pimentel eu recomendo, pois é uma “experiência gastronômica a cada opção servida”.

Nas alquimias da vida gastronômica, criei uma receita parecida com a do Chef Beto Pimentel; foi um sucesso quando fiz ao vivo na telinha da TV+ .e teve a aprovação de todos e nota 10 da apresentadora Tallyta Cardoso. Disponibilizo para você essa receita, prepare e depois me conta.

MOQUECA MALUCA DE PALMITO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo –2 dentes de alho –1 cebola picada –1 pimentão verde – 1 pimentão vermelho –3 tomates sem sementes –sal e pimenta a gosto -1 xícara (chá) de mandioca cozida –½ xícara (chá) de inhame cozido - ½ xícara de chá de castanhas do Pára picadas grosseiramente – 1 vidro (500g) grande de palmito –1 vidro de leite de coco (200ml) – 1 xícara de leite - 2 colheres de azeite de dendê. Opcional: salsa ou coentro picadinho.

Modo de preparo:
Em uma panela colocar 1 colher (sopa) de óleo, 1 dente de alho e a cebola, deixe refogar. Juntar os pimentões picados, o tomate, sal e pimenta refogar bem até murchar os pimentões.

Bater esses ingredientes no liquidificador com o leite, a mandioca e o inhame. Reserve. Em uma panela onde será servido coloque 1 colher de óleo e o alho, deixe dourar, junte o refogado batido e deixe levantar fervura. Coloque o palmito em rodelas, o leite de coco e o azeite de dendê, deixe ferver. Prove o sal, a pimenta e os demais temperos a seu gosto. Decore com salsa e lascas finas de coco.

Acompanhamento:
Farofa de farinha de mandioca (bem fina) e arroz branco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro