Pular para o conteúdo principal

Evento Paladar do Brasil

Falando em cozinha brasileira e tendências, aconteceu em São Paulo de 29/07 a 1º/08, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, a edição 2010 do “Paladar – Cozinha do Brasil”.

Renomados Chefs de todas as regiões do País e Chefs internacionais se reuniram para falar de ingredientes brasileiros da teoria à pratica.
Não poderia deixar de participar de algumas oficinas, workshop e degustações e estar com pessoas muito especiais.

Como se vê, São Paulo e a gastronomia brasileira ganham muito com esse tipo de evento.
Em função da agenda, só consegui participar no sábado, saí de lá com gosto de quero mais e percebendo mais uma vez, o quanto temos que estudar e aprender sobre os ingredientes brasileiros.

Confira uma receita degustada no evento:

Abobrinha na chapa ao óleo de abacate
Receita do Chef Roberto Smeraldi

Ingredientes:
8 abobrinhas de tipo Clarita, pequenas e bastantes duras – ½ limão cravo –sal a gosto -50ml de óleo de abacate extraído a frio sem solventes (próprio para alimentação).

Modo de preparo:
Cortar cada abobrinha em 4 fatias verticais. Aquecer bem uma chapa de ferro, previamente untada passando um pano ou papel de cozinha com algumas gotas de óleo vegetal de sabor neutro (se possível amendoim, caso contrário canola ou milho). Dispor as fatias de abobrinha até torrarem levemente e virar as mesmas do outro lado. Retirar e dispor diretamente no prato (8 fatias em cada prato), despejando em cima uma colherada de óleo de abacate, sal e algumas gotas de limão cravo. Servir com pão quente e um bom vinho branco seco. Pode ser uma entrada, um acompanhamento de um prato principal ou até mesmo um prato principal vegetariano (neste caso servir 16 fatias em vez de 8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...