Pular para o conteúdo principal

Evento Paladar do Brasil

Falando em cozinha brasileira e tendências, aconteceu em São Paulo de 29/07 a 1º/08, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, a edição 2010 do “Paladar – Cozinha do Brasil”.

Renomados Chefs de todas as regiões do País e Chefs internacionais se reuniram para falar de ingredientes brasileiros da teoria à pratica.
Não poderia deixar de participar de algumas oficinas, workshop e degustações e estar com pessoas muito especiais.

Como se vê, São Paulo e a gastronomia brasileira ganham muito com esse tipo de evento.
Em função da agenda, só consegui participar no sábado, saí de lá com gosto de quero mais e percebendo mais uma vez, o quanto temos que estudar e aprender sobre os ingredientes brasileiros.

Confira uma receita degustada no evento:

Abobrinha na chapa ao óleo de abacate
Receita do Chef Roberto Smeraldi

Ingredientes:
8 abobrinhas de tipo Clarita, pequenas e bastantes duras – ½ limão cravo –sal a gosto -50ml de óleo de abacate extraído a frio sem solventes (próprio para alimentação).

Modo de preparo:
Cortar cada abobrinha em 4 fatias verticais. Aquecer bem uma chapa de ferro, previamente untada passando um pano ou papel de cozinha com algumas gotas de óleo vegetal de sabor neutro (se possível amendoim, caso contrário canola ou milho). Dispor as fatias de abobrinha até torrarem levemente e virar as mesmas do outro lado. Retirar e dispor diretamente no prato (8 fatias em cada prato), despejando em cima uma colherada de óleo de abacate, sal e algumas gotas de limão cravo. Servir com pão quente e um bom vinho branco seco. Pode ser uma entrada, um acompanhamento de um prato principal ou até mesmo um prato principal vegetariano (neste caso servir 16 fatias em vez de 8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.