Pular para o conteúdo principal

Enologia

Quero dividir com vocês a alegria de celebrar os ensinamentos, dicas e brindes do Enólogo com referência internacional Dr. Álvaro Cezar Galvão, na aula de Enologia do curso de Capacitação Chef turma 2010, ocorrido nesta quinta-feira, dia 12 de agosto.

Álvaro, é o conhecido Engenheiro que
virou vinho, e nos proporcionou momentos especiais de grande aprendizado. Os alunos que participaram da aula ficaram encantados e beberam com muito gosto da sabedoria e vasto conhecimento do mundo dos vinhos. Tudo isso, regado às degustações de Bruit e vinhos top da Dal Pizzol, que prestigiou o evento nos brindando com seus fabulosos produtos. À Dal Pizzol e ao Enólogo Álvaro nossos agradecimentos. Quer saber mais sobre o mundo dos vinhos, clique http://divinogula.blogspot.com

A seguir, um pequeno trecho das inúmeras informações contidas na aula do Enólogo Àlvaro.

“A TEMPERATURA DOS VINHOS”
Mas porque é tão importante a temperatura de serviço de um vinho? A temperatura de serviço é
fator importante na prova de um vinho, pois controla os fatores que atuam diretamente na libertação de aromas e na percepção dos sabores do vinho, as chamadas virtudes organolépticas. Sendo assim os vinhos tintos devem ser bebidos suficientemente quentes para que os aromas e o bouquet se volatilizem, enquanto que os brancos devem estar suficientemente frios para serem refrescantes.

Tendo atenção a que o calor aumenta a acidez, e o frio a adstringência, e como os brancos não têm taninos, estes são servidos mais frescos par diminuir a sensação de acidez, quer isto dizer que a dita acidez, vai-se juntar aos componentes frutados tornando o vinho refrescante quando bebido.

Um excesso de calor, faz com que o álcool se destaque, já um excesso de frio faz com que a intensidade olfativa diminua, é por isto que a sua temperatura de serviço deverá ser a correta, tendo em atenção a que uma variação de 1 ou 2 graus não afeta em nada, e que é sempre bom servir o vinho uns graus abaixo do indicado para que melhor se acompanhe a sua evolução no copo, e também para que o vinho quando bebido atinja a temperatura dita como ideal."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro