Pular para o conteúdo principal

Enologia

Quero dividir com vocês a alegria de celebrar os ensinamentos, dicas e brindes do Enólogo com referência internacional Dr. Álvaro Cezar Galvão, na aula de Enologia do curso de Capacitação Chef turma 2010, ocorrido nesta quinta-feira, dia 12 de agosto.

Álvaro, é o conhecido Engenheiro que
virou vinho, e nos proporcionou momentos especiais de grande aprendizado. Os alunos que participaram da aula ficaram encantados e beberam com muito gosto da sabedoria e vasto conhecimento do mundo dos vinhos. Tudo isso, regado às degustações de Bruit e vinhos top da Dal Pizzol, que prestigiou o evento nos brindando com seus fabulosos produtos. À Dal Pizzol e ao Enólogo Álvaro nossos agradecimentos. Quer saber mais sobre o mundo dos vinhos, clique http://divinogula.blogspot.com

A seguir, um pequeno trecho das inúmeras informações contidas na aula do Enólogo Àlvaro.

“A TEMPERATURA DOS VINHOS”
Mas porque é tão importante a temperatura de serviço de um vinho? A temperatura de serviço é
fator importante na prova de um vinho, pois controla os fatores que atuam diretamente na libertação de aromas e na percepção dos sabores do vinho, as chamadas virtudes organolépticas. Sendo assim os vinhos tintos devem ser bebidos suficientemente quentes para que os aromas e o bouquet se volatilizem, enquanto que os brancos devem estar suficientemente frios para serem refrescantes.

Tendo atenção a que o calor aumenta a acidez, e o frio a adstringência, e como os brancos não têm taninos, estes são servidos mais frescos par diminuir a sensação de acidez, quer isto dizer que a dita acidez, vai-se juntar aos componentes frutados tornando o vinho refrescante quando bebido.

Um excesso de calor, faz com que o álcool se destaque, já um excesso de frio faz com que a intensidade olfativa diminua, é por isto que a sua temperatura de serviço deverá ser a correta, tendo em atenção a que uma variação de 1 ou 2 graus não afeta em nada, e que é sempre bom servir o vinho uns graus abaixo do indicado para que melhor se acompanhe a sua evolução no copo, e também para que o vinho quando bebido atinja a temperatura dita como ideal."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…