Pular para o conteúdo principal

Concurso Melhor Pastel de Feira de São Paulo 2010

Um evento que aconteceu na segunda-feira, 23 de agosto de 2010, na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Foi programado na segunda feira por ser o dia de folga dos feirantes, facilitando a todos os participantes.

Fui convidada a participar do júri desse concurso que ocorreu, das 08h30 às 11h00, permitindo que todas as planilhas de votação fossem devolvidas à comissão organizadora, e as notas fossem apuradas e divulgadas de acordo com o cronograma do evento.

Cada jurado provou todos os pasteis dos 10 finalistas que estavam concorrendo, É claro, não foi obrigatório o consumo do pastel inteiro.., mas os critérios: sabor, textura, odor, oleosidade entre outros eram anotados a cada degustação.

A simpatia e da alegria dos participantes de cada barraca, foi contagiante. Só de estarem participando entre os 10 finalistas já se sentiam vitoriosos!

Presente muita mídia escrita, falada e televisiva além de autoridades. O Prefeito Kassab prestigiou o evento, comeu pelo menos três pastéis antes do resultado do concurso, dizendo. “O concurso dá visibilidade aos pastéis da capital até mesmo para os turistas. Com o concurso, as barracas dão uma importância maior às questões de higiene e qualidade”, disse Kassab.

Confira os ganhadores e algumas fotos:
1o.Lugar Barraca Agena
Sexta-feira: Rua Tales de Mileto, 392, Cidade AE Carvalho


2o.lugar Pastel da Maria
Terça-feira: Praça Charles Muller, Pacaembu
Quarta-feira: Rua Capitão Manoel Novaes, Jardim São Bento
Quinta-feira: Praça Charles Muller, Pacaembu
Sábado: Alameda Subtenente Francisco Hierro, 351, Parque Novo Mundo
Domingo: Rua dos Trilhos, Mooca


3o.lugar Barraca Yamashiro
Sexta-feira: Rua Luiz Gomes Cardim Sangiardi, Aclimação
Domingo: Viaduto Mateus Torloni, Jabaquara

Comentários

  1. Acho maravilhoso o pastel de feira de Sáo Paulo!
    Sou fã desta variedade gastronomica há anos!
    Gostaria de destacar a perseguição que o pastel de feira vem sofredo por parte da Prefeitura de São Paulo. Encerrar a venda de pastéis as 12:30 é uma grande agressão contra esta classe que trabalha tanto e também contra seus clientes.
    Pense nisso na hora de votar!

    ResponderExcluir
  2. ola aqui e o william yutaka agena e silva irmao do erick rodrigo, nao sei se teria como a chef me enviar essa foto dele porque nao tivemos tempo de tirar fotos agradeceria muito qualquer duvida e por favor me ligue obrigado a sim o email yutaka_247@hotmail.com e tel 99084455

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande