Pular para o conteúdo principal

Viagem ao Sul do Brasil

Na estrada, em Santa Catarina, em uma das paradas na Cidade de Santa Cecília próximo a Lages, aproximadamente 17:30h , não resisti ao perfume do salame, polenta e queijo na chapa que a Mari preparava, confira na foto a porção que é habitual ser servida nesta hora do dia, antes do jantar...

E no jantar, 21 horas, não podia deixar de tomar um brodo com anholini, acompanhado de vinho da região, isto na cidade de Vacaria, RS. Fiz questão de registrar no blog, pois, os hábitos e culturas de cada região do Brasil mudam consideravelmente.

Convido a todos, que ainda não conhecem, para conhecer a região Sul, mais precisamente, onde são produzidos bons vinhos e espumantes do Brasil. A região está bem preparada para o turismo com muitas outras atrações além dos vinhos, como a locomotiva do séc XIX, Maria Fumaça, degustações e harmonizações de vinhos, shows folclóricos, grupos de dança, grupo de teatro, músicas, tudo com muito entusiasmo e interação de passageiros e artistas

A visita ao Vale dos Vinhedos com várias vinícolas de renome alem de inúmeras outras de menor porte porem, também com muita qualidade. É um aprendizado a cada momento. Entre tantas harmonizações e bons momentos, uma eu gostaria de dividir com vocês, a visita à Chandon na cidade de Garibaldi.

Réserve Brut (uvas: Riesling, Chardonnay e Pinot Noir)
Ostras frescas
Saladas de folhas verdes
Sushi/ sashimi
Peixes e frutos do mar ( de sabor leve)
Queijos leves
Como acompanhamento durante toda a refeição

Brut Rosé (uvas: Pinot Noir, Riesling e Chardonnay)
Saladas com tomates (tipo caprese)
Carpaccios
Sushi/sashimi
Pratos a base de cogumelos crus ou cozidos
Peixes do mar (sabor leve)
Carnes magras (mal passada)
Queijos leves
Sobremesa ou sorvetes

Os espumantes nos leva ao prazer de uma experiência sensorial única. Seduzidos pela cor, efervescência (borbulhas finas e numerosas), paladar equilibrado e sensações de frescor.

Vejam algumas fotos que ilustram bons momentos.

Comentários

  1. Oi Anaaa... já engordei mais uns quilinhos, só de ver, com tanta coisas gostosas. Parabéns pelo seu belo blog! Irene.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Já pensou em aromatizar o seu sal?

Inscrevam-se em nossa página no Youtube e recebam dicas exclusivas da Chef Ana Maria Tomazoni.

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia