Pular para o conteúdo principal

Aulas com Chef Slow em São Paulo

Confira na programação a seguir, as atividades do Convívium Slow São Paulo.

“Na lousa”, a aula inaugural que se dedica a Banana, será ministrada pelas slow chefs Ana Luiza Trajano e Claudia Mattos e tem como proposta mostrar o aproveitamento total do ingrediente em preparos com as cascas, a polpa verde e a polpa madura:

* Pão de Banana com castanhas brasileiras

* Canapé de banana da terra com queijo cremoso e geléia de pimenta

* Abadejo grelhado com crosta de Barú e purê de banana da terra

* Caponata de casca de banana verde

Data: 2 de Agosto – das 19 às 22 horas
R$ 185

A segunda aula será um encontro entre uma slow chef, mestra na arte de preservar frutas e vegetais, ex-Senhora das Especiarias e um grande produtor, colecionador e defensor das frutas nativas do Brasil. Tanea Romão, do Kitanda de Gonçalves/MG e Douglas Belo, do Sítio do Belo/SP elaboraram uma Oficina do Gosto das Frutas Nativas a fim de instigar e revelar o doce sabor das frutas ignoradas, a maioria em risco de extinção.

* Degustação de polpas, doces e frutas nativas

* Preparos de três tipos de geléias à partir de frutas da estação

Data: 19 de Outubro – das 19 às 22 horas
R$ 185

Outras informações:
* O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; aos alimentos em crescente risco de extinção. O desaparecimento das tradições culinárias regionais. O esvaziamento dos campos agrícolas no mundo todo. Esse ambiente não é o ma is sadio para o desenvolvimento das gerações futuras. Assim, um trabalho importante do Slow Food é mostrar como nossas escolhas alimentares podem afetar e moldar o mundo. E isso se dá, inevitavelmente, através da educação e da convivência. Pequenos produtores, voluntários, estudantes, acadêmicos e chefs estão envolvidos na causa do Slow Food, que se dedica a alimentação de qualidade, socialmente justa e ambientalmente sustentável (bom, limpo e justo).

** A arrecadação dos valores obtidos com as aulas, palestras e oficinas do programa Educação do Gosto se destinam à continuidade das atividades "Slow Food à Campo" que está mapeando o que as áreas metropolitanas de São Paulo têm a oferecer de Bom, Limpo e Justo num raio de 100Km do Centro da Cidade. O desenvolvimento dos projetos "Slow no Parque" e "Hortas Paulistanas".

LOCAL DO CURSO E CONTATO: Reservas e inscrições Escola Wilma Kövesi de Cozinha11 30631592 / 11 30829151 Ou pelo site www.wkcozinha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.