Pular para o conteúdo principal

Trabalho Acadêmico brasileiro apresentado no México

Estarei no XVI CONGRESSO MUNDIAL DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO – em Monterrey – México – que acontecerá de 31 de Maio a 04 de Junho 2010, apresentando um trabalho com o tema Uma vivencia interdisciplinar em la educacion de los sentidos

Participam três pesquisadoras, Maria Helena Esteves Conceição Mestra pela PUCSP, Mestra e Dra. em Educação – Dirce Encanacion Tavares e Mestra pela PUC-SP Ana Maria Ruiz Tomazoni, sob orientação da Dra. Ivani Fazenda.

Esse trabalho é fruto de pesquisa realizado em pessoas de 04 a 92 anos, cujo objetivo foi:
Compreender a interdisplinariedade através de investigações de vivências;
desvelar o mistério da simplicidade do sabor & saber e compreender o prazer do gosto, por meio dos sentidos; buscar compreender a educação dos sentidos em todas as idades, destacando a importância do olhar.

Representaremos a PUCSP, Pontifícia Universidade Católica de SP- Brasil.Como gente curiosa que gosta de conhecer o mundo, antes de chegar a Monterrey resolvemos dar uma parada na cidade do México, juntamente com a Dra. Dirce, parceira de apresentação, fomos ‘a casa da Ieda brasileira que vive no México há 6 anos a qual nos recebeu com muito carinho. Ieda é uma jovem dinâmica, simpática e cativante como a maioria dos brasileiros.
Gostaria de dividir com vocês momentos especiais como o de visitar as pirâmides, entender um pouco de sua história, comprar “regalitos coloridos”, comer tacos com suco especial de arroz e canela.

A cidade do México, que figura entre as mais populosas do mundo, lembra bastante São Paulo. Alem de grande, é poluída e tem um trânsito terrível, mas possui uma das histórias mais fantásticas da América e conserva os prédios e ruínas das civilizações antigas muito bem. Há também lindos parques com suas caracteristicas próprias.
Nossa amiga Ieda nos conta que, além de muitas historias astecas, indígena e colonial, a cidade é moderna, com intensas movimentações financeiras e negócios de primeiro mundo, em grande parte influenciados pela fronteira com os Estados Unidos, alias que ela trabalha para uma delas. Mas como uma professora de gastronomia, me encantei pelo lado da cidade que se apresenta como um paraíso para os amantes das comidas apimentadas até no café da manhã. Dos chilis, das guacamoles e dos tacos, tapas e tortillas, sem contar as iguarias à base de cacto, com o qual preparam muitos pratos.

Até suco se faz com a planta alem das bebidas feitas com agave-cacto do preparo da tequila, originaria na exótica planta do deserto, que voce confere na foto com Ieda, Dirce e Ana Tomazoni. Aguardem, passarei receitas.

Comentários

  1. Queridas ANa, Dirce e Maria Helena - adorei as notícias e as receitas da Ana. Façam bonito aí como sempre fizeram. Aproveitem deste tempo de graça. Estou felizes com vocês. Dêem notícias.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA EXPOSIÇÃO.
    TINHA CERTEZA DE QUE VOCÊS SERIAM UM SUCESSO, TAMBÉM INTERNACIONALMENTE!

    COM CARINHO - MARIA HELENA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande