Pular para o conteúdo principal

Festas juninas e receitas

As festas juninas são, na sua essência , multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal como Santo Antônio, São João e São Pedro entre outros, ainda hoje estas festas estão muito presente.
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro, se comemora com pequenas ou grandes festas, que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.

Falando dessa cultura brasileira, gostaria de registrar uma transmissão de cultura. Meu filho Rodolfo, de passagem pelo Brasil, levou uma mala de produtos a base de milho (curau, pão de queijo, farinha de milho instantânea) para Perth, Austrália, onde mora. No sábado dia 19 de junho, fez uma festa junina com quentão, cuscuz, galinhada com pequi de Goiânia – arroz doce – curau, pipoca, pão de queijo entre outros.

Confira na foto os típicos caipiras, alguns eram brasileiros e mataram a saudades das nossas festas e quermesses.

Gravamos nesta semana na TV +, receitas juninas diferenciadas com mini-aboboras, arroz doce com toque árabe e quentão de Cambuci, veja as fotos e receitas. Na foto você confere Apresentadora Talita com Ana Tomazoni.

Arroz doce na mini-abobora
12 mini-aboboras - Lavar bem a casca, furar com garfo e colocar em um prato . Levar ao microondas por 5 minutos, em seguida vira-las para baixo e colocar mais 3 a 4 minutos. Deixe esfriar e corte a tampa das mini-abobora, retirando as sementes, para posteriormente recheá-las de arroz doce.

Ingredientes do arroz: 6 xícaras (chá) de leite – 1 xícara (chá) de arroz de grão médio – 1 xícara de açúcar – 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira – canela em pó – 4 colheres ou a gosto de mel – 4 colheres (sopa) de pistache doce ou amêndoas – 1 xícara de coco ralado – pedacinhos de nozes
Modo de preparo: Coloque o arroz de molho, em água quente, durante 1 hora. Lave e cozinhe durante 10 minutos em fogo médio, com uma xícara (chá) de água. Acrescente o leite, deixe ferver e mantenha em fogo baixo durante 25 minutos, mexendo constantemente. Acrescente o açúcar, e mantenha a fervura por mais 5 minutos. Junte a água de flor de laranjeira, dê uma última fervura e divida o arroz com leite em taças individuais. Tempere o arroz, salpicando a superfície com fios de mel e decorando com pistache ou amêndoas, coco ralado, canela e as nozes. O coco pode ser colocado com o leite.

Quentão de cambuci
Ingredientes: 1 ½ xícara de açúcar – 2 colheres de sopa de gengibre picado – 2 paus de canela – 6 frutos de Cambuci com casca – 1 ½ litro de água – 1 xícara de chá de cachaça ou a gosto.
Modo de Preparo: Em uma panela coloque o açúcar e doure, em seguida coloque a canela, o gengibre, a água e o Cambuci, deixe ferver por 7 minutos. Acrescente a cachaça e deixe ferver por mais 5 minutos. Prove o açúcar, amasse um pouco o fruto do Cambuci. Sirva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro