Pular para o conteúdo principal

Festas juninas e receitas

As festas juninas são, na sua essência , multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal como Santo Antônio, São João e São Pedro entre outros, ainda hoje estas festas estão muito presente.
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro, se comemora com pequenas ou grandes festas, que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.

Falando dessa cultura brasileira, gostaria de registrar uma transmissão de cultura. Meu filho Rodolfo, de passagem pelo Brasil, levou uma mala de produtos a base de milho (curau, pão de queijo, farinha de milho instantânea) para Perth, Austrália, onde mora. No sábado dia 19 de junho, fez uma festa junina com quentão, cuscuz, galinhada com pequi de Goiânia – arroz doce – curau, pipoca, pão de queijo entre outros.

Confira na foto os típicos caipiras, alguns eram brasileiros e mataram a saudades das nossas festas e quermesses.

Gravamos nesta semana na TV +, receitas juninas diferenciadas com mini-aboboras, arroz doce com toque árabe e quentão de Cambuci, veja as fotos e receitas. Na foto você confere Apresentadora Talita com Ana Tomazoni.

Arroz doce na mini-abobora
12 mini-aboboras - Lavar bem a casca, furar com garfo e colocar em um prato . Levar ao microondas por 5 minutos, em seguida vira-las para baixo e colocar mais 3 a 4 minutos. Deixe esfriar e corte a tampa das mini-abobora, retirando as sementes, para posteriormente recheá-las de arroz doce.

Ingredientes do arroz: 6 xícaras (chá) de leite – 1 xícara (chá) de arroz de grão médio – 1 xícara de açúcar – 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira – canela em pó – 4 colheres ou a gosto de mel – 4 colheres (sopa) de pistache doce ou amêndoas – 1 xícara de coco ralado – pedacinhos de nozes
Modo de preparo: Coloque o arroz de molho, em água quente, durante 1 hora. Lave e cozinhe durante 10 minutos em fogo médio, com uma xícara (chá) de água. Acrescente o leite, deixe ferver e mantenha em fogo baixo durante 25 minutos, mexendo constantemente. Acrescente o açúcar, e mantenha a fervura por mais 5 minutos. Junte a água de flor de laranjeira, dê uma última fervura e divida o arroz com leite em taças individuais. Tempere o arroz, salpicando a superfície com fios de mel e decorando com pistache ou amêndoas, coco ralado, canela e as nozes. O coco pode ser colocado com o leite.

Quentão de cambuci
Ingredientes: 1 ½ xícara de açúcar – 2 colheres de sopa de gengibre picado – 2 paus de canela – 6 frutos de Cambuci com casca – 1 ½ litro de água – 1 xícara de chá de cachaça ou a gosto.
Modo de Preparo: Em uma panela coloque o açúcar e doure, em seguida coloque a canela, o gengibre, a água e o Cambuci, deixe ferver por 7 minutos. Acrescente a cachaça e deixe ferver por mais 5 minutos. Prove o açúcar, amasse um pouco o fruto do Cambuci. Sirva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…