Pular para o conteúdo principal

Curso, visitas e comidas Mexicanas! Aye! Aye! Aye!

Agora estou na cidade de Monterrey. Lindíssima! Situada no nordeste do México, no sopé da Sierra Madre Oriental, Monterrey é a capital do Estado de Nuevo Leon e está cercada por montanhas. No censo de 2005, a população do município era de 1,1 milhões de habitantes, enquanto sua região metropolitana possuía cerca de 3,7 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do México, após Cidade do México e Guadalajara.

Monterrey é o segundo maior centro industrial do país e um importante centro de comunicações, educação e medicina. Tem um clima cálido e seco, com temperaturas diárias no verão superiores aos 30ºC. A proximidade das montanhas constitui um atrativo turístico para os amantes dos esportes radicais e de aventura.

O XVI Congresso de Educação e Ciência da Educação aconteceu no CINTERMEX, localizado dentro do Parque da Fundadora, belíssimo, onde há também um canal para navegar (de barco ou gôndola) 2,5 km com passeio até Santa Luzia.

A apresentação que fizemos tem o tema “Una vivencia interdiscipinar en la educacion de los sentidos”, cuja pesquisa foi realizada com pessoas de 4 a 92 anos por três pesquisadoras e alunas da PUC-SP: a mestra pela PUC-SP, Maria Helena Esteves Conceição; a mestra e Dra. em educação, Dirce Encanacion Tavares; e a mestra em gerontologia pela PUC-SP, Ana Maria Ruiz Tomazoni (orientada pela Dra. Ivani Fazenda).

A apresentação aconteceu no dia 31/05/2010, às 15h00. Houve muita interação e participação de todos presentes, que ficaram “encantados” com tema e os resultados nas suas vidas com reflexos nos cinco sentidos. A pedidos, repetimos a apresentação para outro grupo às 17h00. Estávamos muito em representar o Brasil e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

As palestras, conferências e colóquios foram de alto nível acadêmico e com certeza saímos com muitas ferramentas, ideias e experiências valiosas para nosso trabalho no dia a dia.

Aproveitei também a viagem para conhecer escolas de culinária e gastronomia local, que têm grade curricular semelhante as nossas no Brasil. Acompanhei o curso de uma turma de 4º semestre do “Instituto Culinario Monterrey” do módulo de aulas internacionais com o sopas e consumés variados variados. A aula foi ministrada pelo chef Jaime Fabregas (de avental listrado), assim como o sub diretor acadêmico, chef japonês Schinichiro Nagata Maejima.

Confira mais informações sobre o Instituto Culinario Monterrey no site www.institutoculinario.com. O contato é informes@institutoculinario.com. Esta é a primeira escola de chefs de Monterrey. Fui muito bem acolhida por todos, desde a proprietária até os alunos que nos perguntavam muito do Brasil, da nossa culinária e, claro, do futebol. Na próxima postagem enviarei receitas do curso. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...

Bolo de Cambuci e aveia

Em comemoração ao Festival do Cambuci, que acontece de 13 a 28 de A bril, gravamos com passo a passo para  Repórter   Diário, receita de Bolo de Cambuci com aveia e calda de cambuci. O Jornal irá disponibilizar o  vídeo  em sua página : www.reporterdiario.com.br. O bolo é muito simples de ser feito, só bater no liquidificador e o resultado final é surpreendente e com sabor muito particular, como dizem os italianos!!!! Faça e depois me conte do sucesso!.  BOLO DE CAMBUCI E AVEIA Ingredientes: 2 cambucis sem casca - 1 xícara de chá (200 ml) de leite 3 ovos inteiros - ½  xícara de chá (100ml) de óleo 1 e 1/2 xícara de açúcar - 2 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de chá de farinha de aveia ou aveia granulada 1 colher bem cheia de sopa de fermento em pó   Geléia de Cambuci Ingredientes: - 5 cambucis (médios)sem casca - 250 ml de água - Suco de 1 limão - 250 gramas de açúcar Modo de Preparo: Bater n...