Pular para o conteúdo principal

Curso, visitas e comidas Mexicanas! Aye! Aye! Aye!

Agora estou na cidade de Monterrey. Lindíssima! Situada no nordeste do México, no sopé da Sierra Madre Oriental, Monterrey é a capital do Estado de Nuevo Leon e está cercada por montanhas. No censo de 2005, a população do município era de 1,1 milhões de habitantes, enquanto sua região metropolitana possuía cerca de 3,7 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do México, após Cidade do México e Guadalajara.

Monterrey é o segundo maior centro industrial do país e um importante centro de comunicações, educação e medicina. Tem um clima cálido e seco, com temperaturas diárias no verão superiores aos 30ºC. A proximidade das montanhas constitui um atrativo turístico para os amantes dos esportes radicais e de aventura.

O XVI Congresso de Educação e Ciência da Educação aconteceu no CINTERMEX, localizado dentro do Parque da Fundadora, belíssimo, onde há também um canal para navegar (de barco ou gôndola) 2,5 km com passeio até Santa Luzia.

A apresentação que fizemos tem o tema “Una vivencia interdiscipinar en la educacion de los sentidos”, cuja pesquisa foi realizada com pessoas de 4 a 92 anos por três pesquisadoras e alunas da PUC-SP: a mestra pela PUC-SP, Maria Helena Esteves Conceição; a mestra e Dra. em educação, Dirce Encanacion Tavares; e a mestra em gerontologia pela PUC-SP, Ana Maria Ruiz Tomazoni (orientada pela Dra. Ivani Fazenda).

A apresentação aconteceu no dia 31/05/2010, às 15h00. Houve muita interação e participação de todos presentes, que ficaram “encantados” com tema e os resultados nas suas vidas com reflexos nos cinco sentidos. A pedidos, repetimos a apresentação para outro grupo às 17h00. Estávamos muito em representar o Brasil e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

As palestras, conferências e colóquios foram de alto nível acadêmico e com certeza saímos com muitas ferramentas, ideias e experiências valiosas para nosso trabalho no dia a dia.

Aproveitei também a viagem para conhecer escolas de culinária e gastronomia local, que têm grade curricular semelhante as nossas no Brasil. Acompanhei o curso de uma turma de 4º semestre do “Instituto Culinario Monterrey” do módulo de aulas internacionais com o sopas e consumés variados variados. A aula foi ministrada pelo chef Jaime Fabregas (de avental listrado), assim como o sub diretor acadêmico, chef japonês Schinichiro Nagata Maejima.

Confira mais informações sobre o Instituto Culinario Monterrey no site www.institutoculinario.com. O contato é informes@institutoculinario.com. Esta é a primeira escola de chefs de Monterrey. Fui muito bem acolhida por todos, desde a proprietária até os alunos que nos perguntavam muito do Brasil, da nossa culinária e, claro, do futebol. Na próxima postagem enviarei receitas do curso. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…