Pular para o conteúdo principal

Semana da Sustentabilidade- Alimentos vivos

Participamos da semana da Sustentabilidade e queremos dividir com vocês o sucesso do trabalho de pesquisa feito pelo grupo: Regina, Terezinha, Cristina, Geralda, Hilda e Inês do 2º semestre da FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo – SP, com o tema “Alimentos Vivos”.

A pesquisa teve fundamentação no livro do Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, no estudo científico de algumas universidades e a prática desenvolvida pelas alunas dentro do programa de reeducação alimentar.
Alem do trabalho teórico, houve degustação com grãos germinados, cujas receitas você pode conferir abaixo.

Dica germinando grãos:
Coloque 3 colheres de (sopa) grãos num vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 a 12 horas.
Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com plástico.
Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxágüe bem os grãos sob a torneira.
Coloque o vidro (ainda tampado com filó) de cabeça para baixo num escorredor em cima da pia por 8 a 12 horas.
Enxágüe pela manhã e pela noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.
O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura e etc. Em geral estão com sua potência máxima logo que o narizinho estiver de fora, então estão prontos para serem consumidos.

Suco Nutritivo
Ingredientes:
2 pepinos – 1 beterraba pequena – 1 cenoura grande – 1 maçã – 2 folhas de couve manteiga – 2 folhas de agrião – 1 laranja sem a casca – semente de girassol e aveia germinadas - 2 castanhas do Pará – 1 colher (sopa) de gengibre fresco – ½ xícara (chá) de hortelã

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador (perto da hélice) o pepino picado fino, a maçã picada, a beterraba picada, a cenoura picada, o gengibre picado, a laranja picada, a sementes germinadas e a castanha do Pará e as folhas: agrião, couve manteiga e hortelã. Bater bem e coar.
Sugestão: Coar em duas tocas descartáveis de polipropileno.
Opcional: Servir com gelo.

Salada de Lentilhas
Ingredientes:
250g de lentilhas marrons germinadas e debulhadas sem pele – ½ maço de hortelã – ½ maço de cebolinhas verdes – ½ maço de salsa - temperos: 6 colheres (sopa) de azeite de oliva – 4 colheres de suco de limão – sal a gosto

Modo de preparo:
Picar a hortelã, a cebolinha e a salsa. Juntar as lentilhas germinadas e sem pele. Em um recipiente bater: o azeite de oliva, o limão e o sal, até ficarem homogeneizados e cremoso. Juntar as lentilhas.

Creme de mamão
Ingredientes:
3 mamões médios maduros– suco de limão – 1 xícara de uvas passas e hidratadas – 100g de aveia germinada – 50g de linhaça hidratadas.
Tempero: 1 pitada de cardamomo – 1 pitada de canela

Modo de preparo:
Com auxilio de um boleador fazer bolinhas de mamão e reserve. Bater no liquidificador o restante do mamão com aveia, o suco de limão, cardamomo e canela. No recipiente onde irá servir, coloque o creme de mamão, as bolinhas de mamão, a linhaça hidratada e as uvas passas. Misture com cuidado e sirva gelado.

Frutas nativas
Na escola Tomazoni Gastronomia Sabor & Saber tivemos atividades envolvendo Frutas Nativas – Uma alternativa Gastronômica. A Profª e Ecochef Ana Maria Ruiz Tomazoni e o Produtor Douglas Bello, do sítio do Bello, abordando esse tema, reforçaram o apoio a semana da Sustentabilidade.

É um projeto que tem como objetivo produzir, comercializar e incentivar o consumo de frutas nativas do Brasil como forma de preservá-las.
Os produtos nativos do sitio do Bello, como geléias, polpas de frutas congeladas e doces, poderão ser encontrados no Espaço Sabor & Saber, Av. Sen. Fláquer, 534 – SBCampo, Tel 4121-5315.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo. O leite de ovelha não-p