Pular para o conteúdo principal

Semana da Sustentabilidade- Alimentos vivos

Participamos da semana da Sustentabilidade e queremos dividir com vocês o sucesso do trabalho de pesquisa feito pelo grupo: Regina, Terezinha, Cristina, Geralda, Hilda e Inês do 2º semestre da FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo – SP, com o tema “Alimentos Vivos”.

A pesquisa teve fundamentação no livro do Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, no estudo científico de algumas universidades e a prática desenvolvida pelas alunas dentro do programa de reeducação alimentar.
Alem do trabalho teórico, houve degustação com grãos germinados, cujas receitas você pode conferir abaixo.

Dica germinando grãos:
Coloque 3 colheres de (sopa) grãos num vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 a 12 horas.
Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com plástico.
Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxágüe bem os grãos sob a torneira.
Coloque o vidro (ainda tampado com filó) de cabeça para baixo num escorredor em cima da pia por 8 a 12 horas.
Enxágüe pela manhã e pela noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.
O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura e etc. Em geral estão com sua potência máxima logo que o narizinho estiver de fora, então estão prontos para serem consumidos.

Suco Nutritivo
Ingredientes:
2 pepinos – 1 beterraba pequena – 1 cenoura grande – 1 maçã – 2 folhas de couve manteiga – 2 folhas de agrião – 1 laranja sem a casca – semente de girassol e aveia germinadas - 2 castanhas do Pará – 1 colher (sopa) de gengibre fresco – ½ xícara (chá) de hortelã

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador (perto da hélice) o pepino picado fino, a maçã picada, a beterraba picada, a cenoura picada, o gengibre picado, a laranja picada, a sementes germinadas e a castanha do Pará e as folhas: agrião, couve manteiga e hortelã. Bater bem e coar.
Sugestão: Coar em duas tocas descartáveis de polipropileno.
Opcional: Servir com gelo.

Salada de Lentilhas
Ingredientes:
250g de lentilhas marrons germinadas e debulhadas sem pele – ½ maço de hortelã – ½ maço de cebolinhas verdes – ½ maço de salsa - temperos: 6 colheres (sopa) de azeite de oliva – 4 colheres de suco de limão – sal a gosto

Modo de preparo:
Picar a hortelã, a cebolinha e a salsa. Juntar as lentilhas germinadas e sem pele. Em um recipiente bater: o azeite de oliva, o limão e o sal, até ficarem homogeneizados e cremoso. Juntar as lentilhas.

Creme de mamão
Ingredientes:
3 mamões médios maduros– suco de limão – 1 xícara de uvas passas e hidratadas – 100g de aveia germinada – 50g de linhaça hidratadas.
Tempero: 1 pitada de cardamomo – 1 pitada de canela

Modo de preparo:
Com auxilio de um boleador fazer bolinhas de mamão e reserve. Bater no liquidificador o restante do mamão com aveia, o suco de limão, cardamomo e canela. No recipiente onde irá servir, coloque o creme de mamão, as bolinhas de mamão, a linhaça hidratada e as uvas passas. Misture com cuidado e sirva gelado.

Frutas nativas
Na escola Tomazoni Gastronomia Sabor & Saber tivemos atividades envolvendo Frutas Nativas – Uma alternativa Gastronômica. A Profª e Ecochef Ana Maria Ruiz Tomazoni e o Produtor Douglas Bello, do sítio do Bello, abordando esse tema, reforçaram o apoio a semana da Sustentabilidade.

É um projeto que tem como objetivo produzir, comercializar e incentivar o consumo de frutas nativas do Brasil como forma de preservá-las.
Os produtos nativos do sitio do Bello, como geléias, polpas de frutas congeladas e doces, poderão ser encontrados no Espaço Sabor & Saber, Av. Sen. Fláquer, 534 – SBCampo, Tel 4121-5315.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…