Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional do Cacau

Em 26 de março, última sexta-feira, recebi um convite especial para participar do Programa Show +, veiculado pela TV + em São Paulo, em um dia muito especial: o Dia Nacional do Cacau.

O programa apresentado por Dárcio Arruda também contou com a presença do diretor da Indeca (Indústria e Comércio de Cacau), Sr. Paul Liu, e do diretor administrativo da PAN, Sr. Silvio Roberto Daidone.

O programa foi muito dinâmico e mostrou a história do cacau, como é feito o plantio, os cuidados necessários com a fruta, os processos de fabricação na indústria de chocolates e a transformação do chocolate artesanal (caseiro). O que mais gosto no Programa Show + é que, além de cultural, o público interage com os participantes, tirando duvidas e concorrendo a muitos prêmios (ovos de chocolate!!). No programa de sexta-feira, as ligações foram tantas que surpreenderam até a equipe!!! Parabéns a todos....!

Uma das delícias mais apreciadas no mundo, não importando a idade do consumidor, o chocolate é consumido o ano inteiro, contando com um aumento significativo no período de Páscoa. Nessa época, presenteamos quem amamos com ovos de chocolate e outras variedades como coelhos, bolas de futebol, toca de coelho, casinha, cestas... tudo em chocolate!! Convido a todos para virem conferir delícias e variedades de chocolates que temos disponível em nosso espaço Tomazoni Gastronomia, onde fabricamos ovos há mais de 25 anos com o melhor chocolate a um preço especial. Esperamos você e não deixe de presentear quem você ama!

Para finalizar, vou falar um pouquinho mais sobre o Dia do Cacau. Essa data foi instituída para ampliar e valorizar o agronegócio do cacau e seus derivados, revitalizar e valorizar a lavoura cacaueira brasileira, além de estimular a sustentabilidade da produção. Mesmo na forma de chocolate (sua principal utilização), o cacau se mostra nutritivo e muito saboroso, se consumido de forma moderada. Conforme a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculada ao Ministério da Agricultura, a tabela nutricional do chocolate inclui glucídios, lipídeos, vitaminas B1, B2 e PP, cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Feliz Dia do Cacau para todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.