Pular para o conteúdo principal

Bolacha natalina com especiarias

A receita tradicional do pão de mel típico do Natal europeu é um pouco diferente do doce que consumimos ao longo do ano. Nem bolo, nem biscoito: sua principal característica é o sabor de mel com especiarias, ingredientes básicos em seu preparo. Macio e fino, conserva-se bem por várias semanas.

Ao contrário dos biscoitos, não está “pronto” ao sair do forno. Só após alguns dias seu sabor e textura adquirem concentração e maciez. Além disso, podemos fazer variados formatos e decorações. Vale a pena festejar com ele este Natal.

INGREDIENTES
Massa
• 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (130 g)
• ½ xícara (chá) de melado (135 g)
• 2 colheres (chá) de canela em pó
• 2 colheres (chá) de gengibre em pó – 1 pitada de noz moscada
• 1 colher (chá) de cravo em pó
• 100 g de manteiga sem sal ( 5 colheres de sopa –rasa)
• 4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (480 g)
• 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó
• 1 colher de sopa de fermento em pó (fermento químico)
• 2 ovos ligeiramente batidos

Decoração
• 150 g de Cobertura de Chocolate Branco picada
• 150 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite picada
• confeitos

Materiais necessários
• Cortadores para biscoitos de motivos natalinos

PREPARO
1-
Massa: aqueça em fogo baixo o açúcar mascavo, o melado, as especiarias e a manteiga. Continue mexendo até obter uma calda grossa e homogênea.
Deixe esfriar e reserve.

2 - Em uma tigela grande e funda, misture a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Faça uma cova no centro, junte os ovos e a calda já fria, e vá incorporando, aos poucos, todos os ingredientes anteriores com as pontas dos dedos. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e sove por,
aproximadamente, 5 minutos. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

3 - Com a ajuda de um rolo, abra a massa até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte com os cortadores e acomode os pães de mel em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 12 a 15 minutos.

4 - Decoração: corte, derreta e tempere as coberturas de chocolate separadamente. Coloque cada uma em cones de papel-manteiga e faça arabescos alternando as cores dos chocolates na superfície dos biscoitos. Leve à geladeira por 5 minutos para secar.

5 - Para conservação adequada, guarde em um recipiente fechado em local fresco e arejado. O pão de mel europeu tem ótima conservação, desde que armazenado em locais livres de umidade.


Rendimento: 60 unidades – Tempo de preparo 1 hora



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…