Pular para o conteúdo principal

Assado para comemorações – peru ou frango

Ingredientes:

1 peru ou ave com 3 ou 4 kgSe quiser tempere com alho, limão e pimenta1 cebola grande espetada de cravo

Modo de Preparo:

Retire o Peru ou ave do freezer, acomode-o em uma bandeja ou travessa e descongele na parte inferior da geladeira por cerca de 18 horas. Remova a embalagem e retire do interior do peru o saquinho com os miúdos (reserve-o para o preparo de caldos).

Preaqueça o forno a 200oC. Acomode o peru em uma assadeira média, besunte-o com margarina, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido (200ºC) 50 minutos(ou conforme a instrução do fabricante). Retire o papel, regue com o líquido que se formou na assadeira (SE QUISER PODE colocar batatas descascadas e picadas), e mantenha no forno até o termômetro pular (cerca de 1 hora e 30 minutos).

LOMBO ASSADO COM MOLHO ROTI

Ingredientes

1 lombo de 1 ½ kg

Temperos sal pimenta a gosto

3 colheres de sopa de alecrim

6 colheres de mostarda de sua preferência

3 dentes de alho

1 ½ xícara de suco de laranja

Modo de Preparo: Descongele o lombo de acordo com as instruções da embalagem.

Em um recipiente, coloque o lombo, tempere com o sal, a pimenta, mostarda, o alecrim e o alho. Feche com plástico-filme e deixe marinar na geladeira por 2 horas.

Coloque em assadeira, coloque o suco de laranja cubra com papel alumínio por 1 hora ou conforme as instruções do fabricante. Depois de 1h retire o papel alumínio e deixe mais 40 minutos ou até dourar e ficar macio.

Dica com auxilio de um pincel a cada 15minutos pincele o lombo com os sucos da assadeira.

Molho ROTI para acompanhar

Ele deve ser preparado com os sucos que ficaram no fundo da forma (assadeira) de uma carne ou ave assada. Como este é um molho muito rico, em vitaminas e sais minerais e muitos sabores, combina bem não somente com a carne assada, mas com legumes assados e diversas massas.

Pois é, depois do assado pronto é que começa nosso molho Rôti. Você retira a carne da assadeira e coloca a assadeira/panela sobre o fogão em fogo baixo. Despeja na assadeira uma taça de vinho tinto para as carnes vermelhas ou branco para as brancas. Com uma colher de pau “limpe” o fundo raspando para soltar todos os deliciosos sabores que grudaram no fundo da assadeira. Quando reduzir para uma terça parte do volume, misture o roux que nada mais é do que uma 1 colher de manteiga e 1 colher (cheia) de farinha de trigo, abaixe o fogo e continue mexendo, até engrossar e ficar brilhante. Passe por uma peneira e sirva quente em uma molheira a parte.

Há mais uma maneira caseira para engrossar: misturar amido de milho e aguardente no lugar da farinha de trigo, que deve ser incorporada ao molho, mexendo até engrossar. Confira dicas no vídeo abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.