Pular para o conteúdo principal

Escola recebe Chef Italiano

O Espaço Tomazoni Gastronomia – Sabor & Saber, recebeu o Chef Sauro Scarabotta,
do Fricoó (R. Cubatão, 837, Paraíso, 5084-0480), no dia 6 de outubro de 2009, para uma aula sobre cozinha italiana, características gastronômicas de algumas regiões da Itália.


O Chef diz que antigamente as massas eram comidas com leite ou caldos, especialmente o Galo Capão. Depois vieram os molhos, as vezes pesados e com creme de leite, gordurosos e camufladores, que agora vão sendo substituídos por outros mais leves e saudáveis, com hortaliças e vegetais frescos. Hoje é importante sentir o sabor de cada ingrediente.

Após uma aula dinâmica em Power Point, fez os alunos colocarem a mão na massa, com uma “desconstrução do ravióli de abóbora”, abóbora servida em fatias e recheada com a massa pequena (italiana), preparada como risotto, vinho branco e caldo de carne. Confira a receita:


Ravióli de Abóbora ao contrário com Lingüiça
Ingredientes: -8 fatias finas de abóbora de pescoço
-180g de lingüiça de porco ou javali
-1 dente de alho
-80 ml de vinho branco seco
-2 tomates maduros sem pele e sem semente
-1 abobrinha italiana pequena
-80g de ervilhas frescas congelada
-300g de massa italiana Divella Paternostini pequena tipo sopa
-Folhas de manjericão
-Pimenta e sal a gosto
-60g de azeite de oliva extra virgem italiano
-Cebola picada a gosto
-1 cubo de caldo de carne

Modo de preparo:
1. Grelhar a abóbora, rapidamente com algumas gotas de azeite de oliva com um pouco de sal e preservar.
2. Refogar com azeite de oliva a lingüiça e o alho cortado em 4 em fogo médio. Depois de 2 minutos molhar com o vinho branco seco deixar evaporar, e guardar.
3. Refogar os tomates cortado em cubos com azeite de oliva, alho e manjericão, salgar e guardar.
4. Repetir a mesma operação com as abobrinhas cortadas em cubos, e também com as ervilhas frescas.
5. Cozinhar a massa como se fosse um risotto, com cebola picada vinho branco seco e caldo de carne, quando estiver na metade do cozimento, mais ou menos 4 minutos, misturar com a lingüiça, os tomates, abobrinhas e as ervilhas.6. Montar colocando a massa entre as fatias de abóbora, usando um aro do diâmetro um pouco menor que as fatias e abóbora enfeitar com folhas de salsinha ou espinafre a gosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…