Pular para o conteúdo principal

Uma Vivência dos Sentidos no Tuca Arena

Aconteceu no Teatro Tuca Arena, na PUC-SP, no dia 30/09 das 9h ás 12:00hrs - Com aproximadamente 250 pessoas "Uma vivência Interdisciplinar na Educação dos Sentidos - Fundamentação teórica Profª Drª Ivani Catarina Arantes Fazenda."





Um trabalho de pesquisa acadêmica, com alunos de 3 a 80 anos. Vivências onde pesquisamos a importância dos sentidos e a interdiciplinariedade. Contamos com a participação da Profª Ana Maria Tomazoni, Dirce Encarnacion Tavares e Maria Helena Esteves Conceição. Todas pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdiciplinariedade - GEPI.






Tivemos convidados especiais trabalhando os sentidos do corpo, o professor e psicólogo Marco Antonio Chimento e Nair Kaminski. A Profª Maria Helena apresentou a química dos sentidos, na sua vivência de 28 anos como professora e pesquisadora.



A Drª Dirce Tavares apresentou a importância do olhar do professor para com o aluno e fundamentou a relação da interdiciplinariedade na educação.



A Profª Ana Maria Tomazoni apresentou suas experiências com Faculdades da Terceira Idade - Centro Dia (Idosos da Quarta Idade), sua escola de Gastronomia; momentos de Sabor & Saber e Saber & Sabor encantaram a platéia, pois além dos resultados das vivências presenciamos derretimentos de chocolate, preparações ao vivo de bombons e em seguida degustações de bombons crocantes.
(Na última foto, da esquerda para a direita: profª Drª Ivani Fazenda, Ana Tomazoni, Dirce Encarnacion e Maria Helena E. Conceição)


A TV PUC documentou parte do evento e as pesquisadoras pretendem publicar esse trabalho assim como em CD a Vivência apresentada (Tuca Arena).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande