Pular para o conteúdo principal

Conversas do Brasil entre estantes e panelas

Participei em 10/08/09, no Auditório da Livraria Cultura, na Av. Paulista , de evento do Projeto Entre Estantes e Panelas, que acontece mensalmente. O tema era Amazônia: um continente Culinário com os convidados Chef. boliviano Checho Gonzáles, a proprietária do Restaurante O navegador do Rio de Janeiro Teresa Corção, Thiago Lacerda do Restaurante Remanso do peixe. A conversa foi mediada por Luiz Américo do Caderno Paladar, do Jornal O Estado de São Paulo. Na curadoria o Chef. Alex Atala e como coordenadora executiva era Janaina Fidalga.

O Tema foi Os ingredientes Amazônicos, um assunto que preocupa e sempre nos põe a pensar. Foi interessante pois além das discussões e cheiros de algumas ervas típicas da Amazonia a platéia presenciou com muita interação o experiente Chef Alex Atala que fez colocações importantes do povo e da comida principalmente de Belém do Pará. O assunto foi contagiante e empolgante quando falamos de Brasil e suas diversidades.Vale a pena todos os brasileiros visitarem e conferirem essa culinária diferenciada.

Ao final do evento, falei com o Chef Alex Atala, sobre minhas experiências com a culinária Paraense, e o encanto que ela nos proporciona, inclusive, saindo um pouco do Brasil, e de nossa Amazônia, falei da minha ultima viagem na região de Champanhe – França, na Moe Chandon, na oportunidade todos esperavam por ele. Contou que ficou na Europa em visitas inesquecíveis.Conversei com Teresa Corção sobre seus filmes e estudos referente a mandioca que tem publicado, vou adquiri-los e usar-los como referência em minhas aulas de nutrição e gastronomia.

Comentários

  1. Aliás, vale a pena conhecer a culinária variada em todo o Brasil, cada cantinho tem a sua especialidade e seu sabor!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…