Pular para o conteúdo principal

Receitas para Festa Junina

Bolo de Mandioca

Ingredientes:
1 kg de mandioca crua e ralada em ralo grosso
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
100g de coco ralado
50g de queijo ralado
½ xícara de chá de óleo
1 colher sopa rasa de fermento em pó
Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes. Por último, colocar o fermento. Levar ao forno pré aquecido, em forma untada (margarina) e enfarinhada.Assar em forno 180Cº até dourar.

CUSCUS DE VEGETAIS
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo - 3 dentes de alho picado - 1 cebola picada - 500g de molho de tomate caseiro ou pronto - temperos a gosto (orégano, salsinha, cebolinha, pimentas, tomilho) - ½ xícara de ervilha e/ou milho verde - ½ xícara de palmito – 1 xícara de berinjela refogada – 1 xícara de cenoura ralada - ½ xícara de azeitonas picadas. Opcional: 1 xícara de proteína de soja – 1 xícara de abobrinha ralada - sal – 1 xícara (chá) de água - 250g de farinha de milho pré-cozido. Decore com ovos cozidos.

Preparo: Refogue no óleo o alho e a cebola 2 minutos. Junte os vegetais mexa por 3 minutos, junte o molho de tomate, os temperos, a água e deixe ferver por 8 minutos, ou até estarem os legumes cozidos. Junte então a farinha de milho, mexendo sempre, até soltar o fundo da panela.Coloque em forma untada com óleo e decorada com ovos cozidos, tomate e ervas. Aperte com filme plástico e se quiser desenforme. Sirva quente ou frio.


PUDIM DE TAPIOCA

Ingredientes:
1 xícara de chá de tapioca - 1 litro de leite
1 coco fresco ralado - 2 xícara de chá de açúcar ou 1 lata de leite condensado - 1 vidro de leite de coco - 200ml

Preparo: Coloque o leite no fogo com a tapioca, o açúcar e se quiser o leite de coco, deixe ferver até engrossar só então junte o coco ralado,mexa bem, leve à geladeira em forma de anel untada com óleo. Ao desinformar decore com coco ralado e frutas frescas.






RECEITA CURAU DE ABOBORA

-5 xícaras de chá de abóbora (cabotcha) japonesa
-1 litro de leite
-2 xícaras de chá de açúcar ou a gosto
-canela em pó para polvilhar ( a gosto)
-1 pitadinha de sal

-Opcional : 1 vidro (200ml )de leite de coco – 5 colheres de amido de milho

Modo de Preparo: Lave a abóbora com muito cuidado e higiene, deixe com a casca, fure com garfo. Leve a abóbora no microondas por 10 minutos potência alta, vire do outro lado e deixe + ou – 10 minutos. (ou até ficar macia). Espere esfriar retire a casca e bata no liquidificador com leite. Se usar o fogão convencional. Descasque a abóbora e a cozinhe com água. Escorra a água e espere esfriar. Depois, coloque-a no liquidificador com 500ml de leite. Bata bem e coloque em uma panela e junte com os 500ml de leite, se quiser coloque o leite de coco e o amido. Não esqueça da pitada de sal para realçar o sabor.


Mexa com freqüência, até formar um creme homogêneo, brilhante e cozido.
Sirva quente ou frio polvilhando a canela a gosto.

Rendimento: 12 porções média




VINHO QUENTE

açúcar a gostocasca de 1 laranja média3 colheres (sopa) de suco de limão 1 xícara (chá) de suco de laranja 5 cravos-da-índia 1 litro de vinho tinto seco
1 litro de água ou a gosto2 pedaços de canela em pau
2 maças picadas

Opcional outras frutas em pedacinhos : abacaxi, uvas Modo de Preparo: Em uma panela grande, coloque a água , a casca e o suco de laranja, o suco de limão, a canela e os cravos e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, acrescente o açúcar; as maças e o vinho, deixe por mais 10 minutos e retire do fogo. Deixe o vinho quente descansar por 1 hora em um recipiente tampado.
Obs: O vinho, o açúcar e a água são ingredientes com quantidades a serem adicionados por gosto pessoal.

QUENTÃO
1 litro de cachaça1 e ½ xícaras de açúcar 2 paus de canela médios2 limões médios cortados em rodelascasca de uma laranja 4 cravos-da-índia 60 g de gengibre cortado em fatias ou a gosto1 litro (5 xícaras) de água filtradaModo de Preparo:

Coloque o açúcar em uma panela funda (4 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado, acrescente a água, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e casca da laranja. Ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente a cachaça e ferva novamente por cinco minutos. Coe e sirva quente em pequenas canecas.

O dia de São João foi comemorado com uma gravação ao vivo, na TV +, no Programa Culinária +, com o apresentador Gustavo Baena. Mas, também estava presente nosso querido intercessor " Santo Antônio", mas, aproveite as receitas para fazer no dia 29/06 comemorando São Pedro.

Fiquei muito feliz, pois as decorações e quitutes também decoraram o cenário do Programa Revista +.
Confira nossas decorações e receitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro