Pular para o conteúdo principal

Receitas, fotos e comentários do Congresso em Alagoas

Saindo de um Congresso em Gerontologia onde as dissertações, teses, pôster e livros são as fontes de informação dos participantes, embarquei para um Congresso de Culinária Brasileira em Maceió para alguns dias de troca de experiência e energias cheia de cores, sabores, texturas e muito saber.

Viajar, para os antigos, era fonte de aprendizado. Viajava-se pela absoluta necessidade de aprender. Hoje não é diferente, apesar de alguns turistas modernos tocarem apenas a superfície dos locais que visitam, a mercê de guias turísticos e lugares da moda (mais caros e mais cheios).

Na minha família, somos mochileiros por excelência e quando viajamos procuramos conhecer não só os pontos turísticos, mas principalmente entender como funciona a vida e quais são os hábitos culturais, gastronômicos e sociais dos habitantes.

O Congresso Nordeste Culinária foi uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a gastronomia nordestina. Foi possível atualizar informações, interagir com os profissionais do mercado de alimentos através de palestras, aulas técnicas, aulas shows, oficinas, concursos e outras atividades gastronômicas e culturais com especialistas e chefs renomados.

A conclusão que tiro, é que precisamos investir em aprendizado e na força empreendedora do nosso brasileiro.

Além disso, os procedimentos e fundamentos da cozinha simples, baseada em descobrir as riquezas e tendências dos produtos locais e de época, devem caminhar junto a técnicas clássicas, respeitando as tradições que lhe são características e fazendo nascer novas harmonizações de sabor e saber... A mistura dos mais variados ingredientes, aliado a seqüência das idéias formas e sabores inesquecíveis.

A realização do Congresso Nordeste Culinária foi promovida pela Associação de Culinária de Alagoas (ACAL), com a presidente Simone Muniz. A sede da ACAL funciona no Restaurante Carne de Sol do Picuí do vice-presidente Wanderson Medeiros.

Divido com vocês algumas receitas apresentadas e fáceis de serem colocadas em prática.

1-COCADA BRANCA

Ingredientes: 1 ½ KG de coco fresco (descascado e ralado)
1 ½ kg de açúcar refinado
2 litros de água
Se gostar paus de canela e cravo
Preparo: Faça uma calda com água e açúcar, quando a calda começar a engrossar e ficar brilhante colocar o coco ralado e se gostar o cravo e a canela. Mexa até soltar o fundo da panela, despeje em tabuleiro untado com manteiga ou papel manteiga, aguarde esfriar um pouco, corte do tamanho desejado.

2-COCADA DE MAMAO VERDE

Ingredientes: 1 kg de mamão verde ralado (fino ou grosso)
200g de coco ralado
1 kg de açúcar refinado
1 litro de água
se gostar cravo e canela
Preparo:
Descasque o mamão verde, tire as sementes e rale. Misture o coco ralado.
Faça uma calda com água e açúcar, ferva por 10 a 15 minutos, (brilhante não muito grossa) depois de pronta acrescente o mamão e o coco, o cravo e a canela. Mexa com freqüência, deixe em fogo brando até soltar da panela e ficar brilhante.
Coloque em tabuleiro untado com manteiga ou em cima de papel manteiga. Deixe esfriar um pouco e corte do tamanho desejado.

3- JERIMUM ARRETADO
(Filé mignon de sol puxado na manteiga de garrafa aromatizada com ervas, servido na abóbora com creme de coalho)
Restaurante: Carne de Sol Picui

Ingredientes:
1 abóbora pequena
600 ml de leite de coco
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de manteiga derretida
½ cebola picada
150g de queijo de coalho
150g de abóbora cortada em cubos e cozida (sem casca)
400g de carne de sol em filé mignon cortados a julienne (tirinhas)
4 colheres de manteiga de garrafa aromatizada com ervas.

Preparo:
1- Faça uma abertura na parte superior da abóbora e com uma colher retire as sementes. Cozinhe por 20 minutos. Reserve
2- Leve ao fogo a manteiga a cebola refogue. Depois acrescente a farinha de trigo, mexendo por 2 minutos. Acrescente 400ml de leite de coco, mexendo até levantar fervura acrescente a abóbora batida no liquidificador e misture por mais 3 minutos de fervura.
3- Em uma panela aqueça a manteiga de garrafa a carne de sol. Junte a carne ao molho de abóbora preparado.
4- Sirva com arroz de brócolis e macaxeira frita.


4- SERTÃO DO SERTÃO
(Mini escondidinho de carne de sol com queijos do sertão)
Restaurante : Carne do Sol Picui – Chef. Wanderson Medeiros

Ingredientes:
500g de macaxeira (mandioca)
600ml. de leite
2 colheres de sopa de manteiga (30g)
½ xícara de chá de creme de leite (100ml)
5 colheres de sopa de queijo parmesão (50g)
500g de queijo de coalho
200g de manteiga
200g de requeijão cremoso
600g de carne de sol desfiada
3 colheres de sopa de manteiga de garrafa (50ml)
2 colheres de sopa de cebola roxa (40g)
sal a gosto
Preparo:
Cozinhe a mandioca com água e sal até ficar bem macia. Escorra a água e ainda quente amasse. Leve ao fogo com leite, creme de leite, o parmesão e a manteiga, mexendo até adquirir uma consistência de purê. Reserve
Em uma panela coloque a manteiga de garrafa, refogue a cebola até ficar dourada junte a carne de sol desfiada e deixe refogar um pouco.

Separadamente misture o queijo manteiga, o queijo de coalho e o requeijão para formar uma pasta.
Montagem.
Em ramequis ou cumbucas refratarias coloque uma camada de purê de macaxeira (mandioca), uma camada de carne de sol e cubra com a pasta de queijos. Finalize com parmesão ralado. Leve para gratinar.Sirva quente.

5- GALINHA DE TERREIRO (CAIPIRA) CUSCUS E PAÇOCA DE CARNE SECA
Chef. Gustavo Rocha – participante do Programa Mais Você da Globo.

Ingredientes: 200ml. de cachaça
6 kg de d´Angola corada em pedaço ( ou galinha caipira)
2 limões
2 pimentas dedo de moça
1 litro de leite de coco
6 cebolas
400g de quiabo
2 dentes de alho
50g de macaxeira (mandioca)
Óleo para fritar
Temperos: salsa picada, colorau, coentro a gosto

Preparo:
Deixar de véspera, a galinha marinando em alho, cebola, colorau de urucum, pimenta, suco de limão e cachaça. No dia seguinte, fritar a carne em óleo quente.
Acrescentar leite de coco, cebola, a mandioca, salsa, tampar a panela e deixar cozinhar.
A parte frite os quiabos e reserve.
Junte a galinha cozida os quiabos fritos. Sirva com arroz ou cuscuz nordestino.


6- MOLHO DE UMBU COM TOQUE DE CAMARÃO SECO

Chef Michaella Fonseca

Ingredientes: 1 colher de sopa ( 20g) de manteiga
½ colher de sopa (5 g) de farinha de trigo
200g polpa de umbu ( 2 pacotes de polpa congelada)
¼ de xícara de água (50ml)
1 pitada de açúcar (3g)
1 pitada de sal (3g)
½ xícara (20g) de chá de camarão seco
Preparo: Derreta a manteiga, adicione a farinha, misture bem em seguida coloque a polpa, a água, o açúcar e o sal.Misture e mexa bem até encorpar (ficar brilhante). Acrescente os camarões secos, lavados e retirados o sal. Ferva por mais 2 minutos.Prove! Corrija sal e sabor.Sirva com peixe grelhado


Ana Maria Tomazoni com o chef francês, Fabrice Le Nud




Com o chef Guga (Gustavo Rocha), participante do super-chef no Mais Você, e com a historiadora Leda



Prato típico alagoano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo. O leite de ovelha não-p