Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS

Tivemos na segunda semana de maio uma vivência diferenciada com o grupo de alunos da Uni Sênior Santana, em nosso espaço Sabor & Saber.

Uma experiência para educação e ampliação do conhecimento dos nossos sentidos.
Usamos os seis sentidos: olfato, paladar, visão, audição, tato e percepção.
Degustamos alguns alimentos usando todos os sentidos: chocolates, gelatinas, frutas e outros.

Muitas pessoas pensam que o gosto é o único sentido verdadeiramente importante quando se come e se desfruta do prazer dos alimentos, mas não é bem assim. Durante a degustação, utilizamos todos os nossos sentidos. São instrumentos que empregamos para avaliar os alimentos e a sua qualidade, ao mesmo tempo que deles retiramos prazer e emoção. É evidente que nos agradam os sabores daquilo que comemos, mas também, e sobretudo, o seu aroma. Basta, por exemplo, pensar no café.!

Pense na importância das sensações táteis que experimentamos na boca quando apreciamos, por exemplo, a cremosidade de um mousse. A satisfação que se sente quando se morde uma castanha crocante, deve-se em parte, também a nossa audição. E a visão? Com ela, fazemos também uma avaliação estética do alimento, por exemplo: uma decoração em um bombom de chocolate. Os queijos, quando compramos, avaliamos seu aspecto, agradável ou desagradável.

Os degustadores por profissão, como um sommelier ou um provador de café, utilizam seus sentidos para avaliar a qualidade do alimento. São análises preliminares, por exemplo, observar a cor de um vinho para obter indícios sobre a sua juventude ou maturidade ou tocar um queijo com aponta do dedo para apreciar a sua consistência (textura).

O Olfato pode fornecer informações ainda mais ricas, detalhadas e estimulantes, sobre as características do alimento.

Para utilizar todos os sentidos no ensino das disciplinas, é fundamental considerar as vivências e historia de vida de quem aprende, buscando entender que o alimento tem grande força emotiva que age como estimulo fisiológico e tem o poder de alterar varias reações no organismo, por exemplo: respiração, salivação, muitas vezes pressão arterial, reações psicológicas de prazer, prestigio, aparência, saúde ou de personalidade.


Através dessa vivência o aluno se conscientiza e se apropria de conhecimentos básicos que irá passar para os outros familiares, amigos ou pessoas de convívio, procurando alimentar-se com mais critério, obtendo mais qualidade de vida e longevidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…