Pular para o conteúdo principal

Curiosidade também é cultura

Aproveitando a visita de um grupo de estudantes e professores do curso de turismo da FEFISA em nosso espaço Sabor e Saber, passamos uma aula contando a história, tendências, receitas, curiosidades e degustação da fondue de chocolate com o equilíbrio das frutas frescas.

A origem da Fondue
É originário da Suíça, foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas. Nestes períodos, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns na receita serem o queijo, o pão e o vinho.


A palavra fondue é de origem francesa, "fondre", que significa derreter. Por isso, o queijo usado precisa ser de fácil digestão.

A tradicional receita de fondue suíço tem o nome da região onde foi criado, Neuchâtel, e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos acabou adotando outras variações.

Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França e segundo Brillat-Savarin esta era sua receita:

"Estabeleça o número de ovos que for empregar de acordo com o número presumido dos comensais. A seguir tome pedaços de queijo gruyère que pese um terço dos ovos, e uma porção de manteiga que pese a sexta parte desse peso.

Quebre e bata bem os ovos numa caçarola, juntando depois a manteiga e o queijo ralado ou cortado em fatias finas. Ponha caçarola em fogo forte, e vire a mistura com uma espátula até que ela esteja convenientemente espessa e macia; acrescente um pouco de sal, conforme o queijo for mais ou menos velho e uma boa pitada de pimenta, que é um dos ingredientes essenciais dessa antiga preparação; sirva num prato levemente aquecido; providencie o melhor vinho para beber enquanto come, e verá maravilhas."

FONDUE NEUCHÂTEL
Ingredientes:
1 dente de alho amassado
300ml de vinho branco seco
1 colher de chá de suco de limão coado
425g de queijo gruyère picado
200g de queijo emmental ralado
1 colher de sopa de amido de milho
1 pitada de noz moscada
3 colheres de sopa de kirsch, gin, ou vodka
1 pitada de pimenta do reino branca ralada

Modo de preparo:
Esfregue o dente de alho amassado na panela de fondue. Em outra panela, leve o vinho e o suco de limão ao fogo até reduzir um pouco. Vá acrescentando os queijos aos poucos mexendo sempre até derreter. Junte o kirsch com o amido de milho à mistura; mexa por 2 minutos. Tempere com pimenta e noz moscada. Transfira a mistura para a panela de fondue e sirva. Serve de 4 a 6 pessoas.Ponha cerca de 250g de pão francês dormido para cada pessoa. Cada pessoa deve ter seu próprio garfo para mergulhar o pão no creme de queijo.

FONDUE:
Receber os amigos e familiares é sempre bom, mas, só de pensar no trabalho que dá! Os anfitriões passam mais tempo com os preparativos do que com os amigos. Pois bem, a melhor opção para não ficar presa à cozinha é presentear os seus convidados com uma deliciosa e aromática fondue.

As fondues são fantásticas, não prendem a anfitriã muito tempo na cozinha e proporcionam um convívio único. Os convidados sentam-se em torno da mesa, preparando eles próprios a sua refeição e apreciando o aroma da fondue... todos adoram!

FONDUE DE CHOCOLATE
Ingredientes: 500 g de chocolate meio amargo; 1 lata de creme de leite com soro; 1 taça de vinho branco seco, ou suco de fruta natural.

Preparo: derreta no microondas na potência média (n°5) por 2 min; mexa e coloque mais 1 minuto o chocolate; misture muito bem. Junte o creme de leite e o vinho até tornar-se um creme brilhante; despeje então no réchaud; se quiser, acenda com chama fraca para mantê-lo aquecido.Se necessário pode depois de algum tempo colocar mais vinho ou suco de fruta. Sirva com frutas bem higienizados geladinhas, bolachas waffer ou bolo bem firme (não fofo).

Dicas de Etiqueta:
Nunca leve à boca o garfo da fondue, ele irá várias vezes dentro do caquelon (panela do aparelho) onde todos os convidados colocaram os seus garfos para fritar a carne ou mergulhar a sua fruta.

Coloque a fruta ou outro alimento banhado no chocolate num prato que estará na mesa à sua frente, e com um garfo normal de serviço você comerá. Essa regra deve ser obedecida como critério de higiene e postura para as fondue doces e salgadas.

PREPARE ANTES a fondue no microondas ou fogão convencional, depois leve-a para a mesa no réchaud. Assim, você terá mais tempo para desfrutar melhor suas visitas. Utilize uma superfície resistente ao calor para colocar a panela e a lamparina.

A utilização do creme de leite na fondue doce e salgada garante uma autonomia de uso e cremosidade brilhante. Essa dica é valida para os molhos preparados com antecedência evitando contra-tempos.

As frutas devem ser lavadas, cortadas e cobertas com papel filme e mantidas na geladeira até o momento de servir. A fruta gelada adere melhor ao chocolate. As frutas como maçã, pêra e banana, ao serem cortadas, devem passar pelo suco de limão e depois cobertas com papel filme plástico para não escurecerem.

ACOMPANHE SEMPRE A FONDUE COM CHAMPANHE OU VINHOS! Um réchaud é indicado para servir 4 pessoas. Os garfos normalmente têm duas pontas, são compridos e no cabo têm identificação de cores ou números, para individualizar na hora de servir.


Ao ler parece complicado, mas com os amigos ou uma boa companhia e com uma vivência aqui no nosso Espaço Sabor e Saber garanto para você que será uma experiência inesquecível.... com carinho.


Ana Maria Ruiz Tomazoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro