Pular para o conteúdo principal

Curiosidade também é cultura

Aproveitando a visita de um grupo de estudantes e professores do curso de turismo da FEFISA em nosso espaço Sabor e Saber, passamos uma aula contando a história, tendências, receitas, curiosidades e degustação da fondue de chocolate com o equilíbrio das frutas frescas.

A origem da Fondue
É originário da Suíça, foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas. Nestes períodos, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns na receita serem o queijo, o pão e o vinho.


A palavra fondue é de origem francesa, "fondre", que significa derreter. Por isso, o queijo usado precisa ser de fácil digestão.

A tradicional receita de fondue suíço tem o nome da região onde foi criado, Neuchâtel, e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos acabou adotando outras variações.

Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França e segundo Brillat-Savarin esta era sua receita:

"Estabeleça o número de ovos que for empregar de acordo com o número presumido dos comensais. A seguir tome pedaços de queijo gruyère que pese um terço dos ovos, e uma porção de manteiga que pese a sexta parte desse peso.

Quebre e bata bem os ovos numa caçarola, juntando depois a manteiga e o queijo ralado ou cortado em fatias finas. Ponha caçarola em fogo forte, e vire a mistura com uma espátula até que ela esteja convenientemente espessa e macia; acrescente um pouco de sal, conforme o queijo for mais ou menos velho e uma boa pitada de pimenta, que é um dos ingredientes essenciais dessa antiga preparação; sirva num prato levemente aquecido; providencie o melhor vinho para beber enquanto come, e verá maravilhas."

FONDUE NEUCHÂTEL
Ingredientes:
1 dente de alho amassado
300ml de vinho branco seco
1 colher de chá de suco de limão coado
425g de queijo gruyère picado
200g de queijo emmental ralado
1 colher de sopa de amido de milho
1 pitada de noz moscada
3 colheres de sopa de kirsch, gin, ou vodka
1 pitada de pimenta do reino branca ralada

Modo de preparo:
Esfregue o dente de alho amassado na panela de fondue. Em outra panela, leve o vinho e o suco de limão ao fogo até reduzir um pouco. Vá acrescentando os queijos aos poucos mexendo sempre até derreter. Junte o kirsch com o amido de milho à mistura; mexa por 2 minutos. Tempere com pimenta e noz moscada. Transfira a mistura para a panela de fondue e sirva. Serve de 4 a 6 pessoas.Ponha cerca de 250g de pão francês dormido para cada pessoa. Cada pessoa deve ter seu próprio garfo para mergulhar o pão no creme de queijo.

FONDUE:
Receber os amigos e familiares é sempre bom, mas, só de pensar no trabalho que dá! Os anfitriões passam mais tempo com os preparativos do que com os amigos. Pois bem, a melhor opção para não ficar presa à cozinha é presentear os seus convidados com uma deliciosa e aromática fondue.

As fondues são fantásticas, não prendem a anfitriã muito tempo na cozinha e proporcionam um convívio único. Os convidados sentam-se em torno da mesa, preparando eles próprios a sua refeição e apreciando o aroma da fondue... todos adoram!

FONDUE DE CHOCOLATE
Ingredientes: 500 g de chocolate meio amargo; 1 lata de creme de leite com soro; 1 taça de vinho branco seco, ou suco de fruta natural.

Preparo: derreta no microondas na potência média (n°5) por 2 min; mexa e coloque mais 1 minuto o chocolate; misture muito bem. Junte o creme de leite e o vinho até tornar-se um creme brilhante; despeje então no réchaud; se quiser, acenda com chama fraca para mantê-lo aquecido.Se necessário pode depois de algum tempo colocar mais vinho ou suco de fruta. Sirva com frutas bem higienizados geladinhas, bolachas waffer ou bolo bem firme (não fofo).

Dicas de Etiqueta:
Nunca leve à boca o garfo da fondue, ele irá várias vezes dentro do caquelon (panela do aparelho) onde todos os convidados colocaram os seus garfos para fritar a carne ou mergulhar a sua fruta.

Coloque a fruta ou outro alimento banhado no chocolate num prato que estará na mesa à sua frente, e com um garfo normal de serviço você comerá. Essa regra deve ser obedecida como critério de higiene e postura para as fondue doces e salgadas.

PREPARE ANTES a fondue no microondas ou fogão convencional, depois leve-a para a mesa no réchaud. Assim, você terá mais tempo para desfrutar melhor suas visitas. Utilize uma superfície resistente ao calor para colocar a panela e a lamparina.

A utilização do creme de leite na fondue doce e salgada garante uma autonomia de uso e cremosidade brilhante. Essa dica é valida para os molhos preparados com antecedência evitando contra-tempos.

As frutas devem ser lavadas, cortadas e cobertas com papel filme e mantidas na geladeira até o momento de servir. A fruta gelada adere melhor ao chocolate. As frutas como maçã, pêra e banana, ao serem cortadas, devem passar pelo suco de limão e depois cobertas com papel filme plástico para não escurecerem.

ACOMPANHE SEMPRE A FONDUE COM CHAMPANHE OU VINHOS! Um réchaud é indicado para servir 4 pessoas. Os garfos normalmente têm duas pontas, são compridos e no cabo têm identificação de cores ou números, para individualizar na hora de servir.


Ao ler parece complicado, mas com os amigos ou uma boa companhia e com uma vivência aqui no nosso Espaço Sabor e Saber garanto para você que será uma experiência inesquecível.... com carinho.


Ana Maria Ruiz Tomazoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande