Pular para o conteúdo principal

Te desejo Saúde! Como está sua alimentação?

Ao felicitar alguém que gostamos muito, a primeira coisa que desejamos é saúde.

O que é saúde?
A saúde é um direito humano fundamental, reconhecido em todas as sociedades como uma das mais importantes dimensões de qualidade de vida. Entende-se por qualidade de vida aquilo que é bom e compensador nas mais diversas áreas: afetiva, nutritiva, social, profissional e a que se refere à saúde.

A busca pela qualidade de vida e pela longevidade é uma tendência que está cada vez mais presente, entre as pessoas, através da prática de atividades físicas, atividades de lazer mais prazerosas e uma alimentação mais saudável.

São os alimentos que fornecem todos os nutrientes necessários para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, gordura etc). Por tal importância, não se pode determinar a alimentação somente pelo gosto e prazer que os alimentos proporcionam. É preciso levar em conta também se os alimentos são adequados e saudáveis, contribuindo para o bom funcionamento do nosso organismo.

Entretanto, a vida moderna, a agitação, a falta de tempo, a correria, o estresse do dia a dia levam as pessoas buscar meios cada vez mais práticos e rápidos de se alimentar, o que muitas vezes resulta em uma alimentação irregular e desequilibrada, desencadeando uma série de problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, obesidade etc.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda mudanças dietéticas importantes, baseadas em estudos e evidencias cientificas que criam oportunidades para promover a saúde e prevenir o crescimento da obesidade e das doenças patológicas crônicas no país e no mundo.É uma iniciativa importante em nome da melhoria do estilo de vida da população no sentido que envolve alimentação, atividade física e saúde publica.

Desde então, o governo e muitas organizações nacionais e internacionais têm buscado soluções para ajudar na promoção da dieta saudável e qualidade de vida.

Mudanças, aprimoramentos, avanços, se fazem necessários. A industria de alimentos tem dois papeis fundamentais a favor da alimentação: melhorar o perfil nutricional e facilitar escolhas mais saudáveis dos alimentos para os consumidores, através da comunicação.

Hoje o foco principal para melhorar o perfil nutricional dos alimentos é controlar os níveis de 4 nutrientes chaves, uma vez que eles tem impacto na saúde publica: gordura trans, gordura saturada, açucares e sódio (sal).

As evidencias relacionadas a estes nutrientes, de acordo com o documento publicado em 2003, pela OMS são:

- Gorduras Trans: aumenta o risco de doença cardiovascular.
- Gorduras Saturadas: aumenta o nível de colesterol e risco de doenças cardiovasculares e provável para diabetes tipo 2
- Açúcar: o excesso causa caries dentarias, bebidas açucaradas está relada com obesidade, problemas gástricos, etc.
- Sódio: aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Faça sua parte descobrindo sabores e saberes para ter mais saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande