Pular para o conteúdo principal

Gastronomia é a palavra da moda? O que é gastronomia?

Gostaria de começar com perguntas. Considero-me uma pesquisadora sempre a procura de algo novo, longe de conceitos definitivos, pois com a rapidez da evolução em que vivemos é impossível ter tal atitude!

A gastronomia esta presente desde remotas eras, mas ultimamente há um interesse crescente e generalizado por tudo o que se refere ao assunto: é “chique”, “charmoso”, “in” conhecer iguarias exóticas, analisar sabores, perceber aromas, degustar chocolates, azeites, vinhos, surpreender o paladar com novas e intrigantes texturas e porque não ser um “chef”, profissional ou gourmet de fim de semana.

Nem sempre a gastronomia é bem interpretada. É julgada como coisa de elite e sofisticada e, portanto, para poucos. Talvez por resquícios da história, do período Napoleônico ou da época de Luis XVI, quando o conceito “burguês” da mesa era corrente nos países europeus.

Gastronomia nada mais é do que o estudo da relação entre a cultura e a comida. Daí surge todo o desenrolar do conceito.

O termo gastronomia tem sido empregado referindo-se tão somente ao ato de cozinhar, às artes culinárias. Mas ela é só o inicio do fio do novelo de uma ciência que une componentes culturais tão diversos tendo como agulhas a comida.

Descobrir, degustar, pesquisar, experimentar, cuidar, estudar, compreender, escrever são atividades ligadas à gastronomia. É a comida, o alimento que envolve a saúde, os desejos, o psicológico, os sentimentos, as artes, por que não a dança, a musica, a literatura, a química, a matemática, a historia, a antropologia, a agronomia, a biologia, a sociológica, a filosofia e muito mais!!! Ela é surpreendente!

Quando começamos a compreende-la nunca mais somos os mesmo. Nosso olhar quando vê um prato bonito, uma mesa bela cheia de quitutes, preparada para uma recepção nos dá um “making off” imediato daquela preparação toda: que ingredientes foram colocados naquele prato? O porque da escolha ? Qual a ordem que foram pensados para aquele resultado final? Da onde vem aquele produto? Como as técnicas de preparo?

E com todas essas perguntas como apaixonada que sou pelo que faço, em nossas aulas, nossos cursos da Tomazoni Gastronomia – Sabor & Saber e toda a experiência com atividades paralelas, acabam acontecendo e apaixonando muitas pessoas para arte do saber e sabor através dos alimentos.

Neste blog pretendo trazer um pouco de tudo isso para Vocês! Aguardem e bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…