Pular para o conteúdo principal

Gastronomia é a palavra da moda? O que é gastronomia?

Gostaria de começar com perguntas. Considero-me uma pesquisadora sempre a procura de algo novo, longe de conceitos definitivos, pois com a rapidez da evolução em que vivemos é impossível ter tal atitude!

A gastronomia esta presente desde remotas eras, mas ultimamente há um interesse crescente e generalizado por tudo o que se refere ao assunto: é “chique”, “charmoso”, “in” conhecer iguarias exóticas, analisar sabores, perceber aromas, degustar chocolates, azeites, vinhos, surpreender o paladar com novas e intrigantes texturas e porque não ser um “chef”, profissional ou gourmet de fim de semana.

Nem sempre a gastronomia é bem interpretada. É julgada como coisa de elite e sofisticada e, portanto, para poucos. Talvez por resquícios da história, do período Napoleônico ou da época de Luis XVI, quando o conceito “burguês” da mesa era corrente nos países europeus.

Gastronomia nada mais é do que o estudo da relação entre a cultura e a comida. Daí surge todo o desenrolar do conceito.

O termo gastronomia tem sido empregado referindo-se tão somente ao ato de cozinhar, às artes culinárias. Mas ela é só o inicio do fio do novelo de uma ciência que une componentes culturais tão diversos tendo como agulhas a comida.

Descobrir, degustar, pesquisar, experimentar, cuidar, estudar, compreender, escrever são atividades ligadas à gastronomia. É a comida, o alimento que envolve a saúde, os desejos, o psicológico, os sentimentos, as artes, por que não a dança, a musica, a literatura, a química, a matemática, a historia, a antropologia, a agronomia, a biologia, a sociológica, a filosofia e muito mais!!! Ela é surpreendente!

Quando começamos a compreende-la nunca mais somos os mesmo. Nosso olhar quando vê um prato bonito, uma mesa bela cheia de quitutes, preparada para uma recepção nos dá um “making off” imediato daquela preparação toda: que ingredientes foram colocados naquele prato? O porque da escolha ? Qual a ordem que foram pensados para aquele resultado final? Da onde vem aquele produto? Como as técnicas de preparo?

E com todas essas perguntas como apaixonada que sou pelo que faço, em nossas aulas, nossos cursos da Tomazoni Gastronomia – Sabor & Saber e toda a experiência com atividades paralelas, acabam acontecendo e apaixonando muitas pessoas para arte do saber e sabor através dos alimentos.

Neste blog pretendo trazer um pouco de tudo isso para Vocês! Aguardem e bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande