Pular para o conteúdo principal

Gastronomia é a palavra da moda? O que é gastronomia?

Gostaria de começar com perguntas. Considero-me uma pesquisadora sempre a procura de algo novo, longe de conceitos definitivos, pois com a rapidez da evolução em que vivemos é impossível ter tal atitude!

A gastronomia esta presente desde remotas eras, mas ultimamente há um interesse crescente e generalizado por tudo o que se refere ao assunto: é “chique”, “charmoso”, “in” conhecer iguarias exóticas, analisar sabores, perceber aromas, degustar chocolates, azeites, vinhos, surpreender o paladar com novas e intrigantes texturas e porque não ser um “chef”, profissional ou gourmet de fim de semana.

Nem sempre a gastronomia é bem interpretada. É julgada como coisa de elite e sofisticada e, portanto, para poucos. Talvez por resquícios da história, do período Napoleônico ou da época de Luis XVI, quando o conceito “burguês” da mesa era corrente nos países europeus.

Gastronomia nada mais é do que o estudo da relação entre a cultura e a comida. Daí surge todo o desenrolar do conceito.

O termo gastronomia tem sido empregado referindo-se tão somente ao ato de cozinhar, às artes culinárias. Mas ela é só o inicio do fio do novelo de uma ciência que une componentes culturais tão diversos tendo como agulhas a comida.

Descobrir, degustar, pesquisar, experimentar, cuidar, estudar, compreender, escrever são atividades ligadas à gastronomia. É a comida, o alimento que envolve a saúde, os desejos, o psicológico, os sentimentos, as artes, por que não a dança, a musica, a literatura, a química, a matemática, a historia, a antropologia, a agronomia, a biologia, a sociológica, a filosofia e muito mais!!! Ela é surpreendente!

Quando começamos a compreende-la nunca mais somos os mesmo. Nosso olhar quando vê um prato bonito, uma mesa bela cheia de quitutes, preparada para uma recepção nos dá um “making off” imediato daquela preparação toda: que ingredientes foram colocados naquele prato? O porque da escolha ? Qual a ordem que foram pensados para aquele resultado final? Da onde vem aquele produto? Como as técnicas de preparo?

E com todas essas perguntas como apaixonada que sou pelo que faço, em nossas aulas, nossos cursos da Tomazoni Gastronomia – Sabor & Saber e toda a experiência com atividades paralelas, acabam acontecendo e apaixonando muitas pessoas para arte do saber e sabor através dos alimentos.

Neste blog pretendo trazer um pouco de tudo isso para Vocês! Aguardem e bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro