Pular para o conteúdo principal

DISCO XEPA PARANAPIACABA


O DISCO XEPA, Paranapiacaba,do Convívio Slow Food Grande ABC/SP, aconteceu em 23/04/2017, durante o 14º Festival do Cambuci,reunindo Chefs, alunos de gastronomia, colaboradores, amigos  e membros do Convívio associados ao Slow Food Brasil.



A Disco Xepa é uma ação contra o desperdício alimentar em que voluntários são convidados a coletar, higienizar, cortar e cozinhar a Xepa, ou seja, aproveitar todo alimento que iria para o descarte por não se enquadrar nos padrões de estética comercial. Todas as preparações foram distribuídas gratuitamente mais de 350 degustações.Num evento gastronômico, educativo que também é uma ferramenta de transformação que reúne diversos saberes para a conscientização da sociedade.

Este evento aconteceu também em diversos países, totalizando um registro oficial de aproximadamente 100 Disco Xepas no Mundo. No Brasil o registro foi de mais de 20 acontecimentos a maioria para o dia oficial de 29 de julho.

Para a realização desse evento foram aproveitados alimentos colhidos e doados  na feira da Vila Euclides – São Bernardo do Campo e outros junto à Escola de Gastronomia Sabor e Saber no mesmo município.



Foi servido uma deliciosa sopa de hortaliças, principalmente mandioca com um toque especial de Cambuci, para aconchegar e agradar os visitantes do Festival do Cambuci, no domingo dia 23 de abril.  Um dia frio e até com chuva fina que não assustou os visitantes. 
Foi um sucesso!!!!



ASSOCIE-SE AO SLOW FOOD
CONVÍVIO SLOW FOOD GRANDE ABC/SP
FONE: 11-4121-5315 E 4123-2189
LIDER: ANA TOMAZONI 

LIDER: ANA TOMAZONI









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande