Pular para o conteúdo principal

CONCURSO CAMBUCI PARANAPIACABA


Concurso Gastronômico, com apoio do Convívio Slow Food Grande ABC/SP, durante o 14º festival do Cambuci de Paranapiacaba, o evento apoia e estimula a criatividade dos restaurantes locais para criação de novos pratos tendo o cambuci como ingrediente principal.




















, o concurso revelou novos talentos com pratos especialmente inventados a partir do cambuci que resultou em receitas inovadoras.




















Neste ano 2017 foram convidados: Dra. Gislene Rocha da Clínica Gislene Rocha - (Nutricionista, Gastrônoma e Especialista Comportamental), o Fisioterapeuta e Professor Leandro Salomão, o Chefe de Cozinha e Professor Fabio Banderó, o Sr. Hermes Tomazoni (Proprietário da Escola Sabor e Saber Gastronomia). Os jurados ficaram impressionados com a criatividade e combinações utilizadas com o cambuci.
A exigência era que os pratos incluíssem o ingrediente típico da mata atlântica  " o cambuci".





É muito gratificante ver o empenho de nossos alunos, chefs, amigos e associados do Slow Food, trabalhando na harmonização saudável do cambuci com outros ingredientes, desenvolvendo novas receitas com criatividade e dedicação, contribuindo e qualificando a gastronomia com saúde além da preservação da espécie.



Parabéns aos ganhadores do Concurso e  todos os envolvidos, empenhados na causa da preservação ambiental e divulgação das espécies da mata atlântica.






















14º Festival do Cambuci de Paranapiacaba.





Presente no lançamento do evento, o prefeito Paulo Serra lembrou a importância do cambuci como um dos símbolos da cidade e sua contribuição não só para a gastronomia, mas para a economia de Santo André. “O festival do próximo ano será ainda melhor que o deste ano pois vamos colocar a casa em ordem e com isso cada vez mais nossos eventos serão valorizados”, disse. Fonte:(http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/noticias/item/11198-festival-do-cambuci-comeca-nesta-sexta-feira-na-vila-de-paranapiacaba)




ASSOCIE-SE AO SLOW FOOD

CONVÍVIO SLOW FOOD GRANDE ABC/SP

FONE: 11-4121-5315 E 4123-2189

www.slowfoodbrasil.com.br
www.saboresabergastronomia.com.br

LIDER: ANA TOMAZONI 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.